O que é Herpes Zóster?
Herpes Zóster é uma infecção viral que provoca bolhas na pele e dor intensa. Pode acometer qualquer região, mas é mais comum no tronco e no rosto. As lesões, normalmente, se manifestam na forma de uma faixa em um dos lados do corpo.
É causado pela reativação do vírus varicela-zóster – o mesmo da catapora – em pessoas que tiveram catapora em algum momento da vida e ficaram com vírus adormecido nos gânglios do corpo.
Causas
Qualquer indivíduo que teve catapora em algum momento da vida pode desenvolver herpes zóster. Isso acontece porque o vírus fica alojado em gânglios e permanece latente por anos. Eventualmente, ele pode ser reativado, produzindo as erupções.
Vacina contra Herpes Zóster (Cobreiro): prevenção já está disponível adultos acima de 50 anos
Fatores de risco
Os fatores que aumentam o risco do herpes zoster aparecer incluem:
- Idade – A partir dos 50 e principalmente a partir dos 60 anos, quanto maior a idade maior é o risco, chegando a 50% de chances nos maiores de 85 anos.
- Doenças que debilitam o sistema imunológico, tais como HIV/AIDS e câncer.
- Tratamentos para imunossupressores (como câncer).
- Medicamentos de uso contínuo que diminuem a imunidade.
Sintomas de Herpes Zóster
Este tipo de herpes pode aparecer em qualquer parte do corpo, geralmente apenas em um lado – o esquerdo ou o direito. É comum a erupção começar no meio das costas em direção ao peito, mas também pode ocorrer no rosto, em torno de um olho ou mesmo atingir o nervo óptico. É possível ter mais de uma área de erupção no corpo (barriga, cabeça, face, pescoço, braço ou perna).
Buscando ajuda médica
É muito importante procurar um médico sempre que suspeitar de herpes zóster, especialmente nas seguintes situações:
- Se a dor e a erupção cutânea forem perto do olho, pois, se não tratada, a infecção pode causar danos permanentes na região;
- Se você tiver 60 anos ou mais, o que aumenta o risco de complicações;
- Se você ou alguém da sua família tem o sistema imunitário enfraquecido;
- Se a erupção é generalizada e dolorosa.
Prevenção
A única maneira de prevenir o herpes zóster é a vacinação. A mesma está liberada para pessoas com 50 anos ou mais e é administrada em dose única, via subcutânea.
Crianças vacinadas contra a varicela também estão protegidas de um futuro risco de desenvolver o herpes zóster.