Hematomas – 3 receitas para eliminar as manchas rochas rapidamente

Hematomas – 3 receitas para eliminar as manchas rochas mais rapidamente

Os hematomas, ou seja, as manchas roxas, são manchas de acúmulo de sangue na pele que podem ser de cor roxa, amarelada ou marrom, mais frequentes na pele e nas unhas, devido a traumatismos que levam ao extravasamento de uma pequena quantidade de sangue na região.

Formas simples de eliminar hematomas

Hematomas – 3 receitas para eliminar as manchas rochas mais rapidamente

1. Gelo

Esta é uma forma muito simples e rápida de tirar hematomas da pele e consiste em passar uma pedra de gelo sobre o hematoma, logo que ele apareça. O gelo irá diminuir a irrigação sanguínea do local, diminuindo o hematoma.

A pedrinha de gelo deve ser aplicada fazendo-se movimentos circulares. Se o frio causar dor, o melhor é embrulhar num pano limpo, que seja fino, como uma fralda ou pano de prato, por exemplo. Deve-se passar o gelo sobre a região durante 3 a 5 minutos e depois esperar 1 hora antes de repetir o procedimento.

2. Usar compressa morna

Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, podem-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos. Após 1 hora, pode-se repetir o procedimento.

3. Pomadas para hematoma

Além da pomada de arnica, as pomadas à base de Heparina sódica são ótimas opções para remover o acúmulo de sangue da pele, seja dos braços, das pernas ou de outras partes do corpo, combatendo os sintomas rapidamente.

Sinais de alerta para ir ao médico

É aconselhado buscar ajuda médica quando a pessoa apresenta:

  • Marcas roxas na pele com facilidade, por bater em qualquer sofá, por exemplo;
  • Várias manchas roxas no corpo que não doem;
  • Quando as marcas roxas podem ser observadas, mas a pessoa nem se lembra de como surgiram;
  • No caso do hematoma aparecer e desaparecer de um dia para o outro.

Além disso, se o hematoma causar dor muito intensa ou se existir outro sinal de alteração na circulação no local, como inchaço do membro ou vermelhidão intensa, também se deve ir ao hospital para despistar outros problemas mais graves como trombose, por exemplo.