Existem hematomas que parece que surgem do nada em nossa pele. De repente notamos uma mancha rocha no braço, na perna ou ainda em qualquer outra parte do corpo, sem nos recordarmos de ter acontecido alguma pancada. Depois de alguns dias a mancha desaparece e a vida continua como se nada tivesse acontecido.
As possíveis causas dos hematomas
A maioria dos hematomas é provocada por traumas, porém existe o Lipedema que também é uma causa muito comum de hematomas espontâneos em braços e pernas e tem tratamento.
Se o hematoma aparece no peito, costas, abdômen ou rosto sem trauma é necessário pesquisar para identificar a causa.
O hematoma se forma devido a uma lesão da parede da veia ou aumento da sua permeabilidade após uma inflamação, como no Lipedema.
Uma vez que a pele esteja normal, não haverá sangramento externo.
Além disso, o hematoma altera a coloração da pele. Primeiramente ela fica vermelha ou purpúrea e à medida que vai curando, fica roxa, verde e amarela. A área geralmente também fica inchada e dolorosa.
Outras causas de hematomas
Certos medicamentos ocasionam a formação de hematomas mais facilmente por afinarem o sangue. Aspirina, anti-inflamatórios, clopidogrel e anticoagulantes são alguns deles.
Mesmo suplementos sem receita médica, como alho, ginkgo biloba, ginseng e óleo de peixe podem dominuir a função das plaquetas e causar hematomas. Esse efeito é mais preocupante em idosos que são mais suscetíveis a quedas e possuem pele mais fina.
Outras possíveis causas:
- Deficiências de vitamina B12, vitamina C ou vitamina K;
- Doença de Von Willebrand, hemofilia e alterações da função plaquetária;
- Abuso de álcool;
- Desnutrição.
Ajuda médica sempre deve ser procurada quando:
- O hematoma não mostra sinais de melhora após uma semana;
- Está localizado em uma parte do corpo onde um trauma é improvável (peito, costas, abdômen ou rosto);
- Acontece sempre.
Não deixe de procurar o médico, mesmo sob uma pequena suspeita.