H1N1 – Perguntas e respostas sobre a gripe

O H1N1 é um vírus que pode causar gripe. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis. Após os sintomas, o tratamento deve iniciar em 48 horas, com orientação médica.

Veja também:

Vitamina C não previne gripes ou resfriados

5 deficiências nutricionais que podem causar depressão

Perguntas mais comuns sobre a H1N1

Quem faz parte do grupo de risco?


Idosos com mais de 60 anos, gestantes, doentes crônicos e crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

Quando a pessoa é diagnosticada com H1N1, qual o tratamento?


Eficaz nas primeiras 48 horas de sintomas, o antiviral Oseltamivir (comercializado como Tamiflu) é um dos mais receitados.

Quais precauções devo tomar para não pegar gripe?


Lavar as mãos com frequência (principalmente antes de comer algum alimento), manter os ambientes bem ventilados, evitar multidões ou lugares muito apertados, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar contato com infectados, manter uma alimentação balanceada, beber bastante água.

H1N1 – Perguntas e respostas sobre a gripe

Quais os primeiros sinais?


Febre alta e súbita, dores musculares, de garganta e de cabeça, mal-estar, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e pode durar até três dias.

Qual a diferença entre um resfriado e a gripe?


Por ser também uma doença respiratória, o resfriado, além de ser causado por vírus diferentes, apresenta sintomas mais brandos e por menos tempo. Congestão nasal, tosse, coriza e dores no corpo e na garganta duram entre dois e quatro dias. A febre quase não ocorre e, quando chega, tem temperaturas menores.

Estou fora do grupo de risco, preciso tomar a vacina?


Embora com menos pressa, o ideal é que todas as pessoas sejam imunizadas. Se você é jovem e saudável, sem doença crônica, não tem necessidade de enfrentar as longas filas que ocorrem neste momento, mas deve procurar vacinar-se, sim.

A vacina faz efeito imediatamente após eu tomar?


A pessoa começa a ficar realmente protegida entre duas e três semanas após a injeção da vacina. A duração é de cerca de um ano.

A partir de quantos anos uma criança pode ser vacinada?


A partir dos 6 meses de idade, qualquer bebê pode ter a vacina trivalente aplicada. Já a quadrivalente é indicada para maiores de 3 anos.

Quem não pode tomar a vacina?

A principal contraindicação é para pessoas que têm alergia à proteína do ovo.