Guaraná – 10 maiores benefícios

O guaraná cientificamente conhecido como Paullinia cupana, vem do guaranazeiro, de origem amazônica. É encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela e é famoso pela boa concentração de cafeína.

Com a casca vermelha, polpa branca e sementes parecidas com os olhos humanos, a fruta é normalmente encontrada em bebidas energéticas, como xaropes, extratos, pílulas, cápsulas, suplementos e pó.

Guaraná – 10 maiores benefícios

10 benefícios do Guaraná

1- Alivia o estresse

A cafeína presente na composição do guaraná é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, aumentando o estado de alerta e sentimentos de bem-estar.

2- Aumenta a inteligência

O guaraná tem o potencial de melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental

3- Melhora a libido

A presença de cafeína nesta fruta aumenta a libido. O uso regular pode ajudar uma pessoa levar uma vida sexual feliz, inclusive na terceira idade.

4- Regula os ciclos menstruais

As mulheres, que se sentem fracas durante a menstruação, podem ter a ajuda da fruta para melhorar seus níveis de energia.

5- Purifica o sangue

A presença de cafeína e catequinas permite que o guaraná ajude na redução do risco de trombose, impedindo que o sangue forme coágulos.

6- Analgésico natural

A cafeína presente no guaraná estimula a circulação do sangue. Quanto melhor a circulação do sangue, menor as dores em uma lesão. Ele atua como um analgésico natural.

7- Limpa e alivia o sistema digestivo

Guaraná estimula o movimento dos intestinos, além de auxiliar no tratamento de outras complicações incluindo gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e limpar o sistema digestivo.

8- Elimina as espinhas e as acnes

Ajuda a reduzir a acne combatendo os germes que a causam e protegendo a pele.

9- Remove as caspas

Os nutrientes presentes no guaraná combatem as infecções bacterianas e virais causadas no couro cabeludo e previnem a perda de cabelo.

10- Hidrata a pele

Esta fruta hidrata a pele e ajuda a restaurar seu brilho natural. Os antioxidantes presentes no guaraná restauram o tecido conjuntivo e, portanto, elimina a aparência seca e rachada.

Precauções durante a utilização de Guaraná:

  • As mulheres grávidas devem evitar o consumo, pois a ingestão de cafeína em excesso poderia dificultar o desenvolvimento fetal, e até mesmo provocar o aborto. As mães que amamentam também são aconselhadas a manter um controle sobre o consumo.
  • Não é aconselhável a ingestão antes de ir para a cama, especialmente se sofre de qualquer tipo de distúrbio do sono.

Veja também:

10 alimentos que combatem o mau humor

4 melhores coisas para comer antes de dormir