Gripe ou resfriado – Entenda as diferenças

Gripe ou resfriado – Entenda as diferenças

A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade dos sintomas e o local das vias respiratórias afetadas. De maneira geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm um tempo menor de duração. Além disso, no resfriado a região afeta é mais superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser afetado.

A gripe acontece, principalmente, durante o inverno e o contágio é muito fácil, bastando ter alguém gripado numa sala para que em pouco tempo todos sejam contaminados com a doença.

Principais diferenças entre Gripe e Resfriado

Gripe ou resfriado – Entenda as diferenças
Diferenças Gripe Resfriado
Causas É causada pelo vírus Influenza É causado pelo Rhinovírus ou outros semelhantes
Duração Dura de 7 a 10 dias Dura de 2 a 4 dias
Sintomas Há febre alta Febre baixa ou sem febre
  Há tosse, muita dor muscular e forte dor de cabeça Há tosse, alguma dor muscular e uma leve dor de cabeça
  Há dor de garganta, nos olhos e nariz escorrendo Há mal-estar e nariz escorrendo, e pode haver rouquidão
Complicações Pneumonia Otite, sinusite, bronquite
Tratamento Tomar muitos líquidos, tomar remédios cmo Apracur e Benegripe. Tomar remédios como Paracetamol, Ibuprofeno e vitamina C.

Parecida com a gripe e o resfriado, existe ainda a síndrome gripal, que pode ser provocada pelo vírus da gripe, mas também por outros vírus ou bactérias. Os sintomas são parecidos aos da gripe e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça.

Embora a síndrome gripal possa ser tratada em casa com repouso e a ingestão de líquidos, existem casos em que os sintomas podem piorar para febre alta e persistente ou dificuldade para respirar, por exemplo. Nesses casos, é recomendado ir ao hospital para fazer o diagnóstico com um clínico geral e iniciar o tratamento com um antibiótico, se necessário.