Gripe – Maneiras de evitar

Gripe – Maneiras de evitar

Com as mudanças no clima vem as gripes e resfriados. Para evitar passar por isso, o melhor é a prevenção, justamente para melhorarmos a imunidade e terminarmos a estação cheios de saúde.

Dicas para uma boa imunidade

1 – Intestino saudável

É nele que são absorvidos os nutrientes da alimentação, e onde também acontece 70% da produção da nossa imunidade. O ideal é ir todos os dias ao banheiro, por volta do mesmo horário, sem a necessidade de fazer força para eliminar as fezes. Estas, precisam ser parecidas com uma banana, porém com uma tonalidade de marrom escuro, não pode sair bolinhas ou muito pastoso/líquido. Para ter um intestino saudável, o melhor é beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, além de consumir cinco porções de legumes/verduras/frutas e investir nos alimentos integrais diariamente.

2 – Controlar o consumo do álcool

O excesso de álcool sobrecarrega o organismo, abalando a nossa imunidade. O ideal é que o consumo seja sempre moderado, para não trazer danos. Em uma refeição, por exemplo, o recomendado é consumir apenas uma taça de vinho ou um copo de Chope. Mais do que isso já é excesso e vai comprometer o organismo.

3 – Reduzir o consumo de alimentos ultra processados

Presunto, mortadela, peito de peru, blanquet de peru, salame, salsicha, linguiça, bacon, nuggets e hambúrguer. Esses são alguns exemplos de alimentos ultra processados. Apesar de gostosos, o problema é que contém uma grande quantidade de aditivos químicos que aumentam a inflamação corporal, liberando radicais livres. Tudo isso reduz a imunidade.

4 – Incluir o gengibre na dieta

O gengibre melhora a defesa do organismo e atua como um anti-inflamatório. Pode-se consumir em uma água aromatizada (basta cortar algumas rodelinhas e colocar dentro da garrafinha de água), no chá, em um shot para melhorar a imunidade, ralado por cima da comida ou da salada.

5 – Aumentar o consumo de vitamina C

O consumo de alimentos ricos em vitamina C deixa o organismo mais forte. Estudos mostraram que quem tem boas fontes de vitamina C ao longo do dia consegue se curar mais rápido de gripes e resfriados.

6 – Ácido fólico

Ele é responsável pela produção dos glóbulos brancos, que defendem nosso organismo de agentes agressores. Incluir no dia a dia quiabo, espinafre, brócolis, beterraba, lentilha, ervilha, grão de bico, semente de girassol, mamão e laranja.