Goma Guar – Conheça seus benefícios

Goma Guar – Conheça seus benefícios

Presente em uma série de alimentos e outros produtos, a goma guar é uma fibra extraída da semente da planta de guar, cuja espécie é Cyamopsis tetragonolobus, uma leguminosa muito resistente que cresce em regiões áridas. Cerca de 20 a 40% do peso das sementes, que se parece com feijões, constitui-se na goma. A planta é originária da Índia e Paquistão e muito cultivada nos Estados Unidos e algumas regiões da África e Austrália.

Goma Guar – Conheça seus benefícios
Planta de onde se extrai a goma guar.

Benefícios da goma guar

1) Normalização da função intestinal

Tanto nos quadros de constipação quanto de diarreia a goma guar pode ser benéfica. Isso porque ao reter água no interior do intestino ela não permite que as fezes fiquem extremamente secas, além de formar um gel volumoso que ajuda e “empurrar” o conteúdo intestinal, favorecendo o trânsito intestinal e o alívio da constipação.

2) Diminuição da absorção de colesterol e glicose

Formando um gel no intestino, a guar diminui a absorção de colesterol e glicose, o que pode ser extremamente benéfico para o tratamento das hiperlipidemias e do diabetes.

3) Redução do apetite

Por não ser absorvida pelo organismo e inchar ao reter água, a goma guar pode auxiliar na perda de peso por fazer volume no estômago e intestino, levando à sensação de saciedade.

4) Redução da pressão arterial

A ingestão de goma guar em cada refeição pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea em pessoas hipertensas. Uma pesquisa com homens com leve sobrepeso identificou uma redução de 9% na pressão arterial com um suplementação com goma guar por 2 semanas.

5) Benéfica na Síndrome do Intestino Irritável

A ingestão de goma guar pode ajudar a melhorar a qualidade de vida em pessoas com uma doença chamada síndrome do intestino irritável, em que as contrações intestinais podem se alterar, causando dor, flatulência, diarreia e constipação. A goma guar pode ajudar na redução das dores por melhorar a função intestinal.

6) Benéfica para Aterosclerose

Alguns estudos mostraram que a goma guar na sua forma parcialmente hidrolisada pode ser eficaz na prevenção e redução de placas ateroscleróticas em camundongos com diabete tipo 1. Mais pesquisas ainda são necessárias para comprovar os resultados, estendê-los aos humanos e investigar diferentes grupos populacionais.

Doses Recomendadas

  • Para constipação: 12g por dia;
  • Para diabetes: 15 gramas por dia;
  • Para colesterol alto: 15 g de goma guar com pectina mais 5g de uma fibra insolúvel;
  • Para síndrome do intestino irritável: 5g da goma guar parcialmente hidrolisada.