O Que é Glutamina
A Glutamina é composta por aminoácidos não essenciais, que são produzidos naturalmente pelo nosso organismo, logo são indispensáveis. Eles formam os blocos de construções das proteínas, que beneficiam o transporte de nitrogênio nos músculos, o que facilita o processo de ganho de massa magra.
Estudos provaram que os músculos são formados em torno de 60% por Glutamina. Ela pode ser encontrada em abundância em diversos órgãos e é importante para diversas funcionalidades de nosso organismo.
Benefícios da Glutamina
Veja também:
5 Suplementos importantes para a Terceira Idade
- Oferece efeito anti-catabólico.
- Contribui para o crescimento dos músculos.
- Favorece o sistema imunológico.
- Esse suplemento pode contribuir para o melhor funcionamento do intestino, contribuindo para a melhor absorção dos nutrientes oferecidos na alimentação.
- O seu uso pode auxiliar no desequilíbrio de hormônios após os desgastes dos treinos, o que melhora o estado de humor.
- A probabilidade de surgimento de doenças degenerativas se torna menor com o consumo regular de Glutamina.
- Pode contribuir para o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, além de auxiliar no funcionamento regular da flora intestinal.
- Pode auxiliar de forma significativa nas atividades da memória.
- Favorece a produção de Glutationa, que é um antioxidante poderoso para o corpo. Essa produção pode contribuir para evitar a oxidação de tecidos e desintoxicação de substâncias.
- Favorece a eliminação de amônia do organismo após os exercícios físicos.
Contra indicações
Estudos mostram que o uso de Glutamina deve ser evitado por diabéticos, pois o organismo se comporta de forma incomum durante a metabolização da Glutamina. Em caso de uso, deve ter acompanhamento e aprovação de um médico.
Como Tomar Glutamina
Atletas e pessoas fisicamente ativas devem consumir no máximo 20 gramas diariamente. Pesquisas mostraram que a dosagem mínima de 5 gramas por dia já pode contribuir, mas consumidores contestam e dizem que 10 gramas pode oferecer um melhor suporte.
Diante das controvérsias, os melhores horários para consumo foram adequados e escolhidos de modo comum:
- No inicio da manhã: Tomar 5 gramas em jejum, pode intensificar o transporte de Glicogênio.
- Antes do treino: Ingerir de 4 a 8 gramas pelo menos 30 minutos antes do inicio dos exercícios físicos.
- Na refeição pós-treino: O consumo de 5 gramas após o treino pode contribuir para uma recuperação muscular mais eficiente e ainda induzir a normalização de taxas de Glutamina gastas durante as atividades físicas. Recomenda-se consumir imediatamente após as atividades.
- Na ceia: Ao ingerir 5 gramas na última refeição do dia, a produção de hormônio do crescimento é beneficiada e enquanto estiver dormindo, os músculos permanecerão em estado anabólico.