Glicerina – Benefícios para o organismo

Glicerina - Benefícios para o organismo

A glicerina ou glicerol nada mais é do que um composto orgânico líquido, incolor, viscoso e com sabor adocicado. O glicerol está presente em todos os óleos e gorduras de origem animal e vegetal. Além disso, atualmente a substância também pode ser de origem sintética (proveniente do petróleo).

Utilidades da glicerina

Glicerina - Benefícios para o organismo

A glicerina possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas que contribuem para absorção da água na pele e nos cabelos, promovendo hidratação e maciez.

A glicerina pode ser encontrada na composição de diversos produtos, como:

  • Batons
  • Sabonetes
  • Xampus
  • Hidratantes
  • Pomadas
  • Tintas
  • Tecidos
  • Tabaco.

Benefícios da glicerina

Embora a glicerina tenha propriedades surpreendentes, ela não oferece nutrientes necessários para manter a saúde da pele, cabelo e unhas se usada isoladamente. Por isso, a substância deve ser incorporada em determinados produtos (citados acima).

Benefícios para a pele

A glicerina, além de hidratar a pele, confere proteção, maciez e preserva sua elasticidade. Isso porque, ao atrair água, as células ficam mais aderidas umas às outras, conferindo proteção extra e facilitando, inclusive, a absorção de outras substâncias.

Benefícios para os cabelos

A glicerina cria uma película protetora e protege a massa capilar, impedindo que a água seja perdida facilmente quando os cabelos são expostos a ambientes muito secos e outros fatores estressantes para a saúde capilar.

Benefícios para as unhas

Embora grande parte das pessoas não tenha muita preocupação com a saúde das unhas, o cuidado com elas é essencial assim como o da pele e do cabelo. Os efeitos da glicerina para as unhas são similares ao dos cabelos, promovendo hidratação, proteção e impedindo que as unhas fiquem com um aspecto envelhecido e ressecado.

Receitas caseiras com glicerina

Máscara de glicerina para peles mistas e oleosas

1. Misturar na tigela 1 colher (sopa) de glicerina líquida com duas colheres (sopa) de aveia em pó e algumas gotas de água de rosas;

2. Mexer até obter uma pasta cremosa;

3. Aplicar e deixe agir na pele por 10 minutos;

4. Lavar abundantemente com água fria.