Geriatra – 3 bons motivos para procurar um

Geriatra – 3 bons motivos para procurar um

De uma forma ou de outra, a idade traz consigo algumas limitações, que prejudicam a qualidade de vida de quem adentra à terceira idade. O organismo passa a demandar necessidades específicas e algumas medidas tomadas há algumas décadas já não surtem mais o mesmo efeito. O que a maioria das pessoas não sabe, no entanto, é que muitas dessas novas limitações podem ser previstas e, consequentemente, minimizadas. É aí que ter um acompanhamento de um geriatra faz toda a diferença!

O que o médico para idosos trata?

Geriatra – 3 bons motivos para procurar um

Embora seja, de maneira geral, resumido ao termo “médico de idoso”, o geriatra tem sua ação de forma muito mais abrangente. Diferente de um médico especialista em determinado órgão ou doença, o geriatra é um especialista em assuntos relacionados à saúde do idoso. Sua atuação abrange todo o processo do envelhecimento, aliando cuidados preventivos, paliativos e tratamento.

Médico da família

Por ter a oportunidade de atuar de forma tão diferenciada, o geriatra é, com frequência, considerado o médico da família, pois ele pode acompanhar os hábitos de todos os membros do convívio do idoso e preza para que o ambiente familiar favoreça o envelhecimento saudável dele.

3 motivos para procurar um geriatra

Prevenção

Por ter se especializado academicamente e conhecer profundamente os problemas que acontecem na vida os idosos, uma das principais atividades do geriatra é a prevenção de doenças que surgem com o envelhecimento – inclusive as pessoas mais jovens podem consultá-lo com essa finalidade.

Acompanhamento

O processo de envelhecimento vem acompanhado de muitas mudanças, que podem causar certa confusão e medo, quando vamos chegando à terceira idade. Quando isso ocorre, o geriatra tranquiliza e oferece recursos para que esse momento seja menos impactante.

Tratamento

Em conjunto com o médico especialista das áreas que estejam trazendo dificuldades ou se deseje acompanhar melhor, o geriatra auxilia no tratamento de diversas doenças, como cardiopatias, diabetes e câncer.