Gerenciar o Tempo – 10 dicas para viver melhor

Gerenciar o Tempo – 10 dicas para viver melhor

Gestão do Tempo é o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Ela diz respeito à quantidade de tempo despendido para executar cada tarefa do seu dia.

Um bom Gerenciamento do Tempo pede uma mudança do foco que se dá tanto para as atividades quanto para os resultados. Muitos associam o “estar ocupado” com produtividade. Na verdade, estar ocupado não é o mesmo que ser eficaz.

Regras de ouro do Gerenciamento do Tempo

Gerenciar o Tempo – 10 dicas para viver melhor
  • Gestão do Tempo diz respeito ao tempo que é gasto nos lugares certos para fazer as tarefas certas;
  • Gestão do Tempo está relacionada ao conhecimento de prioridades, obrigações e sua agenda;
  • Gerenciar o Tempo gasto na vida profissional é beneficiar também todas as outras áreas da sua vida.

Benefícios do Gerenciamento de Tempo

  • Menos estresse. Gerenciar o tempo reduz diretamente os níveis de estresse.
  • Menos surpresas. Com a Gestão do Tempo aquela história de ser pego de surpresa por um prazo apertado não vai acontecer.
  • Mais tarefas executadas. Quando se está ciente do que precisa ser feito é muito mais fácil gerenciar as tarefas.
  • Menos retrabalho. Ser organizado está diretamente ligado com menos retrabalho e menos erros.
  • Mais tempo livre. Podemos usar melhor as horas que temos no ambiente de trabalho fazendo o uso correto deste tempo.
  • Menos tempo perdido. Quando se sabe exatamente o que deve ser feito, menos é gasto em tempo ocioso. Ao invés de ficar imaginando o que deve ser feito em seguida, se pode se adiantar e já iniciar a próxima atividade.
  • Mais oportunidades. Fazendo bom uso do tempo se estará apto e melhor preparado a mais oportunidades.
  • Melhora na reputação. Tanto na vida profissional quanto na pessoal, podemos ser aquela pessoa em que todos podem confiar.
  • Menos esforço. A Gestão do Tempo permite que a vida se torne mais fácil, seja para fazer as malas para a viagem do final de semana ou para terminar aquele planejamento.
  • Mais tempo no que realmente importa. Gerenciar o Tempo é alocá-lo nas tarefas de mais impacto. Com a correta Gestão do Tempo se passará mais horas naquilo que for realmente importante para o seu dia.
  • Menos problemas. Planejar e se preparar para o dia que virá evita que criemos nossos próprios problemas.

10 estratégias para uma boa Gestão do Tempo

01 – Delegar tarefas

02 – Priorizar o mais importante

03 – Fugir da procrastinação

04 – Agendar as tarefas

05 – Evitar o estresse

06 – Definir prazos

07 – Evitar fazer mil coisas ao mesmo tempo

08 – Começar cedo

09 – Fazer pausas

10 – Aprender a dizer não