Gengiva – Cuidados simples e eficazes

Gengiva – Cuidados simples e eficazes

Para garantir a saúde bucal completa, não basta apenas se preocupar com os dentes, é fundamental ter cuidados com a gengiva.

Boca saudável é sinal de saúde em dia, afinal, nossa boca é porta de entrada do corpo e sempre que algo não está bem, sentimos o reflexo na boca.

Mau hálito, sangramento nas gengivas e até perda dos dentes são consequências de uma higiene bucal falha.

5 cuidados com a gengiva

Gengiva – Cuidados simples e eficazes

1 Escovação

Uma boa escovação inclui dentes, língua e gengivas. Para não machucá-las, use sempre uma escova de dente extra macia e não pressione com força a escova.

A higiene bucal ideal inclui a escovação, pelo menos, três vezes por dia e sempre após a ingestão de doces. Cuide para não exagerar na quantidade de pasta de dente.

2 Fio dental

Ele é fundamental para uma higiene completa. O fio dental deve ser utilizado pelo menos uma vez por dia ou sempre que sentir necessidade.

Ele remove a placa bacteriana e os restos alimentares que ficam entre os dentes e abaixo das gengivas, onde a escova não alcança.

3 Alimentação

A alimentação influencia diretamente na saúde bucal. Alguns alimentos ajudam a fortalecer os dentes, enquanto outros podem deixar seus dentes amarelados.

Uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças gengivais e mau hálito.

4 Enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais proporcionam hálito fresco e sensação de limpeza, mas tome cuidado, pois eles não substituem a escovação e o uso do fio dental.

Eles servem apenas para auxiliar na higiene bucal e devem ser utilizados conforme as orientações do seu dentista.

5 Consulta ao dentista

Mesmo se você tomar todos os cuidados acima, ainda assim é essencial consultar seu dentista, pelo menos duas vezes por ano.

Somente o profissional será capaz de avaliar a saúde dos seus dentes e gengiva e tratá-los de maneira efetiva, caso constate algum problema.

Fique atento

Sua gengiva não deve sangrar na hora da escovação ou ao utilizar fio dental. Se isso acontecer, é um sinal de que você está com alguma doença gengival.

Agende imediatamente sua consulta ao dentista para tratar o problema.

Se não for tratada, a doença gengival pode piorar causando mau hálito, vermelhidão e inchaço nas gengivas, retração e, eventualmente, a perda de dentes.