Gengibre: Bom para digestão, respiração e circulação

Gengibre: Bom para digestão, respiração e circulação

O que é gengibre?

Gengibre é um vegetal nativo da Ásia. É uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta tem múltiplos benefícios terapêuticos: com ação bactericida é desintoxicante, melhorando o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. Também é um famoso alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Muito famoso no oriente, tem conquistado consumidores por todo o mundo.

Principais nutrientes

O gengibre contém uma substância chamada gingerol, que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante.

As propriedades terapêuticas se dão por conta da ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

 

Composição para cada 100 g
Água (g) 78,88
Calorias (Kcal) 80
Proteínas (g) 1,82
Lipídios totais (g) 0,75
Carboidratos (g) 17,77
Fibras (g) 2
Cálcio (mg) 16
Ferro (mg) 0,6
Magnésio (mg) 43
Fósforo (mg) 34
Potássio (mg) 415
Sódio (mg) 13
Zinco (mg) 0,34
Cobre (mg) 0,22
Manganês (mg) 0,22
Selênio (mcg) 0,7
Vitamina C (mg) 5
Tiamina (mg) 0,025
Riboflavina (mg) 0,034
Niacina (mg) 0,75
Vitamina B6 (mg) 0,16

 

Veja também:

7 alimentos importantes para a terceira idade

Como consumir o gengibre

Pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. Ele ainda é usado em alimentos e bebidas como agente aromatizante.

  • Chás: a infusão de pedaços frescos é usada no tratamento de gripes, tosses e resfriados. O preparo consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por 30 minutos, acrescentando água e levando o gengibre ao fogo por mais 30 minutos.
  • Na panela: pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados da culinária.
  • Sucos: com ação anti-inflamatória, favorece a eliminação de toxinas do organismo. O suco gera mais disposição, melhora a aparência da pele e o funcionamento do intestino.
  • Pedaços: mastigar as lascas de, assim como chupar uma bala feita com a raiz, ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta.