Fruta-pão para o controle da Pressão e do Diabetes

Fruta-pão para o controle da Pressão e do Diabetes

A fruta-pão é comum no nordeste e pode ser comida cozida ou assada para acompanhar pratos com molhos, por exemplo. Ela contém vitaminas e minerais, e boas quantidades de pró-vitamina A, luteína, fibras, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, ferro, cobre e manganês. Além disso, tem ação anti-inflamatória e antioxidante porque contém compostos fenólicos, como os flavonoides.

Benefícios da Fruta-pão

  • Controla da diabetes e hipertensão;
  • Combate a cirrose hepática;
  • Ajuda na recuperação da Malária, Febre Amarela e Dengue.
  • Atua na prevenção do câncer, especialmente, o de próstata. 

Informação nutricional

Quantidade de nutrientes presentes em 100 g de fruta-pão:

Nutriente Quantidade
Energia 71 calorias
Sódio 0,8 mg
Potássio 188 mg
Carboidratos 17 g
Proteínas 1 g
Magnésio 24 mg
Vitamina C 9 mg
Gorduras 0,2 mg

Como consumir fruta-pão

Fruta-pão para o controle da Pressão e do Diabetes

A fruta pão pode ser cozida somente com água e sal, a textura e o sabor são semelhantes ao aipim cozido.

Outra possibilidade é colocar o fruto inteiro numa grelha, como numa churrasqueira, por exemplo, e ir virando aos poucos. A fruta deve estar pronta quando sua casca estiver preta. Esta casca deve ser jogada fora e a parte de dentro da fruta cortada em pedaços para ser servida. Assada a fruta-pão fica mais seca, mas é igualmente saborosa e pode ser consumida com um molho de pimenta ou frango cozido, por exemplo.

Chá de folhas de fruta-pão para diabetes

Com as folhas da árvore pode-se preparar um chá que é útil para ajudar no controle da glicemia no sangue, sendo uma forma de complementar o tratamento indicado pelo médico. É possível usar as folhas frescas, acabadas de retirar da árvore ou do raminho da fruta, ou pode-se esperar secar, o que irá concentrar ainda mais seus nutrientes.

Ingredientes

  • 1 folha da árvores de fruta-pão fresca ou 1 colher (de chá) de folhas secas
  • 200 ml de água

Preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Coar e beber a seguir, principalmente depois das refeições.