Frieira – 5 soluções caseiras

Frieira – 5 soluções caseiras

A frieira, muito conhecida por pé-de-atleta, é uma micose na pele dos pés ou das mãos, causada por um fungo, que provoca sintomas como coceira, ardor, mau cheiro e descamação da região afetada. Ela é transmitida pelo contato da pele com o fungo, como por exemplo, quando o indivíduo anda descalço em vestiários públicos.

Maneiras de combater a frieira

Frieira – 5 soluções caseiras

1. Escalda-pés com calêndula

O escalda-pés com calêndula é um excelente remédio caseiro para frieira no pé, pois esta planta medicinal possui propriedades antifúngicas, adstringentes e curativas que ajudam a eliminar o fungo que causou a micose.

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de flores de calêndula
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar as flores de calêndula. Deixar repousar durante cerca de 10 minutos, coar, colocar a água em uma bacia e mergulhar os pés durante 10 minutos. Depois deve-se secar muito bem os pés, de preferência usando um secador de cabelo. 

2. Escalda-pés com hidraste

Outro remédio caseiro para frieira nos pés é o escalda-pés com hidraste, pois esta planta medicinal também tem propriedade antifúngica e adstringente, ajudando a combater o fungo causador da micose nos dedos do pé.

Ingredientes

  • 4 colheres (de chá) de raiz de hidraste
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e depois de fervida, adicionar o hidraste. Tampar e deixar repousar durante 15 minutos. A seguir, coar, colocar a água em uma bacia e mergulhar os pés durante cerca de 10 minutos.

É importante verificar a temperatura da água antes de colocar os pés para não se queimar, e depois do escalda-pés se deve secar muito bem entre os dedos para garantir que a pele fica bem seca. 

3. Chá de capim-limão

Lavar os pés com o chá de capim-limão também é um ótimo remédio caseiro para frieira nos pés ou nas mãos, pois além de ser antifúngico, também é calmante, ajudando a aliviar a coceira e a descamação da região afetada.

Ingredientes

  • 2 colheres (de chá) de folhas picadas de capim-limão
  • 2 xícaras de água

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e as folhas de capim-limão em uma xícara. Depois de fervida, cobrir as folhas de capim-limão com a água, tampar, deixar amornar, coar e lavar os pés com este chá todos os dias e depois secar muito bem e aplicar uma pomada antifúngica.

4. Spray de ervas

Um excelente remédio caseiro para pé de atleta é a mistura de babosa e melaleuca, porque estas plantas possuem propriedades antifúngicas que ajudam a combater os fungos e a reduzir os sintomas de pé-de-atleta.

Ingredientes

  • 125 ml de suco de babosa
  • ½ colher (de chá) de óleo essencial de melaleuca

Modo de preparo

Juntar os ingredientes até obter uma mistura homogênea e depois colocar em um frasco vaporizador. Agitar bem antes de usar e aplicar 2 vezes por dia nas lesões, utilizando o spray por cerca de 1 mês. Após usar o spray fazer uma pequena massagem para que o produto seja absorvido pela pele e não deixar o local úmido.

5. Pomada caseira

Uma boa solução caseira para frieira é aplicar uma pomada de saião diretamente no local porque ela possui propriedades antimicrobianas que ajudam a combater esta doença.

Ingredientes

  • 3 folhas de saião
  • 1 colher de chá de flores de lavanda
  • 30 ml de óleo mineral
  • 30 g de parafina líquida

Modo de preparo

Colocar 3 folhas de saião numa panela pequena e cobrir com o óleo mineral. Esmagar as folhas e aquecer no fogo baixo. Deixar ferver por alguns minutos, até que as folhas fiquem bem cozidas e depois adicionar as flores de lavanda. Após esfriar, coar e despejar o óleo num recipiente de vidro e adicionar a parafina líquida. Misturar muito bem e deixar esfriar. Aplicar esta pomada nas frieiras, duas vezes ao dia, deixando-a atuar, mas não calçar meias, nem sapatos fechados logo em seguida.