Forno de Micro-ondas – Cuidados básicos de segurança

Forno de Micro-ondas – Cuidados básicos de segurança

Hoje em dia é bem raro se deparar com famílias que não possuam um micro-ondas em casa, pois além de ser um utensílio que facilita muito o dia a dia, tem um preço muito acessível o qual pode ser adquirido por quase todas as classes sociais. Quem por várias vezes nunca chegou em casa e preparou ou esquentou uma refeição no micro-ondas? Porém, além dos benefícios e suas praticidades há alguns cuidados que se devem ser tomados na utilização do mesmo.

Cuidados básicos para o uso do micro-ondas

Forno de Micro-ondas – Cuidados básicos de segurança

1. Jamais colocar copos de água para esquentar no micro-ondas, pois o superaquecimento da água pode ocasionar uma queimadura devido à sua rápida mudança do estado líquido para vapor.

2. Coisas que possuem metal jamais poderão ser levadas ao micro-ondas, pois elas superaquecem e podem causar incêndios.

3. Os alimentos normalmente com cascas finas devem ser evitados de serem feitos ou esquentados no micro-ondas, por exemplo: linguiça, batata, tomate, dentre outros, pois estes retém vapor quando cozidos.

4. Jamais utilizar plásticos que derretam e que contenham Bisfenol A.

5. Conservas não podem ser preparadas no forno micro-ondas, pois requerem temperaturas muito altas e tempo prolongado de cozimento.

6. Frituras não podem ser levadas devido à temperatura do óleo que não pode ser controlada. No entanto, pequena quantidade de óleo pode ser usada para refogar os temperos.

7. Não é ideal colocar grandes pedaços de carnes no forno, pois as mesmas normalmente só aquecem por fora, deixando assim a parte interna ainda congelada.

8. Jamais colocar frutas do tipo uva, pois ela quando aquecida pode pegar fogo devido a sua condução de eletricidade.

9. O ovo também não é recomendado, pois sua casca faz com que ocorra uma pressão na parte de dentro, chegando ao ponto de explodir.