Florais de Bach – O que é e para que servem

Florais de Bach – O que é e para que servem

O que são os florais de Bach e como surgiram

Edward Bach foi um médico homeopata e patologista e possuía um talento especial: uma grande sensibilidade para as coisas da natureza. Interessado em aliviar o sofrimento das pessoas, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico que poderia equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais. De acordo com Bach, a ação dessas essências não se dá por meio de um processo químico ou farmacológico, mas vibracional. Essa qualidade promoveria uma ressonância celular estimulante da saúde. O National Center for Complementary and Alternative Medicine, do Instituto de Saúde dos EUA, classificou essa terapia como frontier medicine, isto é, ainda pouco explorada.

Benefícios dos Florais de Bach

Florais de Bach – O que é e para que servem

1. Embora não seja único, é um instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático, etc.).

2. Não tem contraindicações nem efeitos colaterais, pois não são remédios. Até mesmo mulheres grávidas podem usá-los. Indicados sem limite de idade e por tempo indeterminado.

3. Estimulam sentimentos bons, para que se possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada.

4. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer.

 5. Tem custo acessível, podendo ser usado por qualquer pessoa.

Essências mais usadas

O Rescue Remedy é o floral mais usado em todo o mundo. Mas outras essências podem ser indicadas de acordo com a necessidade, bem como as emoções vivenciadas em determinado momento da vida.

São 38 essências que tratam as pessoas e não suas doenças, cada uma correspondendo às características individuais, bem como a forma como cada um reage às situações da vida.