Fiz uma Tatuagem! – 8 cuidados essenciais

Fiz uma Tatuagem! – 8 cuidados essenciais

Decidir fazer uma tatuagem pode ser uma experiência muito interessante. Apesar de ser algo muito comum hoje em dia e bem aceita na maioria dos ambientes sociais, isso não significa que se deva deixar levar por impulso e pelo modismo. Depois de se escolher um tatuador profissional e bem recomendado, é necessário tomar alguns cuidados com a tatuagem para que não ocorram infecções no local.

8 cuidados essenciais com a tatuagem

Fiz uma Tatuagem! – 8 cuidados essenciais

Veja também:

Tatuagem na terceira idade – Qual a sua opinião?

  1. Cobrir com uma película aderente ou gaze estéril

Logo depois da pigmentação, o tatuador deve cobrirá o local com uma película aderente ou com gaze esterilizada. Não se recomenda sair do estúdio sem a devida proteção da película ou da gaze estéril. Mesmo que tenha que ser retirada horas depois, é um cuidado imediato que deve ser tomado, que evita infecções com o ambiente externo.

  1. Higienização adequada

A lavagem já pode ser feita algumas horas após a sessão da tatuagem. Para isso, se devem usar sabonetes neutros ou antissépticos sempre antes da troca do filme plástico e da aplicação da pomada no local. Essa limpeza pode ser feita também durante o banho normal.

  1. Usar um cicatrizante

Depois de higienizar o local, se deve aplicar  uma camada de pomada cicatrizante para a pele pós-tatuagem. Pomadas com ação antibiótica. Recomenda-se, no mínimo, 2 vezes por dia. O procedimento deve ser repetido até que note que se formaram casquinhas sobre a região da tatuagem.

  1. Nunca tirar a casquinha

A formação de casquinhas na área tatuada faz parte do processo de cicatrização. Nunca arrancar ou puxar. Essa crosta protege a nova pele que ainda não está pronta para exposição e que ainda está absorvendo os pigmentos de tinta.

  1. Não coçar

É normal sentir uma coceira em toda a região após fazer uma tatuagem. Em vez de coçar diretamente, tentar dar leves tapinhas no local, que aliviam a sensação de coceira e não prejudicam a cicatrização.

  1. Não exponha o local ao sol

Evite  a exposição direta da tatuagem ao sol, por pelo menos, um mês, já que ele interfere diretamente no processo de cicatrização e na fixação da pigmentação.

  1. Evitar piscina, praia, etc.

Devem-se evitar ambientes de praia nas primeiras semanas, assim como piscinas e clubes compartilhados. Locais ensolarados e com água são propícios à proliferação de bactérias infecciosas que podem causar graves processos de infecção na derme.

  1. Evitar alimentos gordurosos

Comidas muito temperadas, condimentadas ou gordurosas podem causar  alergias no local tatuado. A carne de porco é um alimento proibido durante o processo de cicatrização.