Fisioterapia na Terceira Idade – Muitos benefícios

Fisioterapia na Terceira Idade – Muitos benefícios

O nosso corpo se desgasta ao longo do tempo, exigindo certos cuidados para funcionar de maneira apropriada. Quando atingimos a terceira idade, por exemplo, muitas das nossas funções corporais sofrem declínio. Isso faz com que seja necessário voltar nossa atenção para alguns métodos e tratamentos que auxiliem a viver essa maravilhosa etapa da vida com desenvoltura, felicidade e bem-estar. E é nessa hora que entra a chamada fisioterapia geriátrica.

5 benefícios da fisioterapia na terceira idade

1. Melhoria na qualidade de vida

A terceira idade impossibilita a realização de muitas atividades do dia a dia. Esse fato que torna o idoso dependente de alguém para auxiliá-lo em simples tarefas. Por isso, fica inseguro e com a autoestima muito baixa.

Com a fisioterapia geriátrica, a pessoa não só retoma muitos movimentos, fortalecidos por exercícios e técnicas musculares, como permite que ela desenvolva independência em sua rotina, recuperando a autoestima e segurança. Tais fatores contribuem para um aumento da qualidade de vida como um todo.

2. Reduz sintomas e previne doenças

Além da perda de funcionalidade, a terceira idade é uma etapa conhecida pela chegada de algumas doenças inesperadas, como artrose, osteoporose, incontinência urinária, tendinites, além de queda da imunidade.

Com o estímulo constante de movimentos e de exercícios apropriados, muitas dessas doenças podem ter seus sintomas reduzidos drasticamente ou ser efetivamente prevenidas, permitindo que o idoso viva com saúde e bem-estar.

3. Aumenta a capacidade física

Como dito anteriormente, um dos principais enfoques da fisioterapia geriátrica é o fortalecimento e resistência muscular, além de flexibilidade.

Com o ganho de maior disposição e capacidade física, muitas atividades poderão ser retomadas na terceira idade e realizadas com desenvoltura, como caminhadas, natação, ioga e outros tipos de esporte ao gosto de cada um.

4. Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora

A fisioterapia geriátrica não só trabalha a parte física do idoso, mas também o equilíbrio corporal e a coordenação motora, setores que envolvem sistemas neurológicos e sua plasticidade.

Esses setores são exercitados por meio de técnicas apropriadas que envolvam o treinamento do sistema vestibular (labirinto) e o aprimoramento da coordenação motora grossa, fina, geral e específica.

5. Melhora a memória

Outro benefício importantíssimo proporcionado pela fisioterapia geriátrica é o aumento considerável da memória.

Isso ocorre pois diversos exercícios fisioterapêuticos trabalham ativamente a parte cognitiva, responsável pelo processo mental de juízo, percepção e raciocínio.

Embora a fisioterapia geriátrica seja recomendada para idosos, é importante salientar que pessoas de qualquer idade podem aderir ao tratamento. Além de ser uma atividade prazerosa, confere benefícios imensuráveis para o indivíduo, garantindo saúde e bem-estar.