Ferro – Veja as frutas ricas deste nutriente

Ferro – Veja as frutas ricas deste nutriente

O ferro é um nutriente importantíssimo para o funcionamento do corpo, pois está envolvido no processo de transporte de oxigênio, atividade dos músculos e do sistema nervoso. Esse nutriente é obtido de forma natural através da alimentação, sendo as frutas uma ótima fonte.

A vantagem de consumir frutas ricas deste nutriente é que estas são também ricas em vitamina C, elemento indispensável para a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo, e ajudam a prevenir ou tratar a anemia, por exemplo.

Conhecer as frutas ricas dele é importante para os vegetarianos, por exemplo, pois passam a não consumir carne, que é uma excelente fonte. Por isso, é importante que procurem alternativas para evitar doenças carenciais, como a anemia.

Veja também:

6 vitaminas importantes para a terceira idade

Importância do ferro

6 vitaminas importantes para a terceira idade

O ferro é um dos componentes da hemoglobina, que é uma estrutura presente nas hemácias responsável por transportar oxigênio para o corpo, permitindo o seu funcionamento. Na falta dele, a hemoglobina não consegue transportar oxigênio, comprometendo todas as funções do organismo. Assim, a sua falta pode estar associada à falta de ar, cansaço, aumento da frequência cardíaca e maior susceptibilidade a infecções, pois compromete o funcionamento do sistema imune.

A falta de ferro está associada à ocorrência da anemia, que tem como sintomas fraqueza, sonolência e falta de apetite.

Frutas ricas em ferro

As frutas ricas deste nutriente são uma alternativa para enriquecer a dieta e servem como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia.

Frutas Peso Quantidade de ferro
Morango 152 g 0,6 mg
Abacate 100 g 1 mg
Damasco seco 14 g 0,66 mg
Coco 33 g 0,79 mg
Cereja 145 g 0,57 mg
Uva rosa ou vermelha 160 g 0,42 mg
Uvas passa 36 g 1,75 mg
Amora preta 72 g 0,41 mg

Para potencializar a absorção do nutriente presente nessas frutas deve-se evitar o consumo de alimentos com cálcio na mesma refeição, pois o cálcio diminui a sua absorção.

Nozes e amendoins são outros alimentos de origem vegetal com um alto teor do nutriente.