Farinha de Arroz – Versátil, saudável e sem glúten

Farinha de Arroz – Versátil, saudável e sem glúten

A farinha de arroz tem se tornado cada vez popular para os povos do Ocidente como um substituto da farinha de trigo. Por não possuir glúten, é bastante utilizada em dietas para celíacos.

Propriedades da farinha de arroz

Da mesma forma que o arroz, branco ou o integral, há uma série de propriedades que fazem bem à saúde.

De acordo com profissionais nutricionistas, no entanto, a farinha de arroz pode até fazer um bem maior ao organismo, por causa destas propriedades nutricionais serem potencializadas.

  • Fonte de fibras;
  • Carboidratos;
  • Proteínas;
  • Vitaminas;
  • Minerais.

10 benefícios da farinha de arroz

Farinha de Arroz – Versátil, saudável e sem glúten

1. Um bom alimento para os diabéticos

Quem tem diabetes pode sofrer com os picos dos índices de glicose no sangue. No entanto, este alimento é capaz de controlar isto, de modo que não haja níveis extremos, garantindo o bem-estar.

2. Dá saciedade por mais tempo

A farinha de arroz dá bastante saciedade, o que garante que se aguente mais tempo sem comer.

3. Auxilia no funcionamento do intestino

As propriedades desta comida, como as fibras, por exemplo, garantem maior regularidade na atividade intestinal, diminuindo este problema tão desconfortável.

4. Controla o colesterol no organismo

Esta farinha é capaz de ajudar também a controlar os níveis do colesterol atuando, fundamentalmente, na diminuição do colesterol ruim, enquanto mantém o HDL (colesterol bom) em bom estado.

5. Rica em proteína, uma aliado de quem faz academia

Para quem está sempre em busca de boas doses de proteínas na alimentação, a farinha de arroz é mais uma boa opção para o cardápio. O arroz integral tem proteína e uma quantidade até razoável.

6. É uma fonte de carboidrato complexo

A farinha de arroz faz parte do grupo dos carboidratos complexos, em particular quando derivada do integral. Ela tem baixo índice glicêmico, o que significa que apenas lentamente a glicose vai se integrando ao corpo. Isto significa não só que mantém a saciedade, mas que dificulta a formação das gorduras localizadas.

7. Pode ser consumido por celíacos

Esta farinha não contém glúten, podendo, assim, ser utilizada em receitas para celíacos.

8. Um bom anti-inflamatório

As propriedades nutricionais da farinha de arroz colocam-na como um anti-inflamatório natural. Assim, ela é capaz de desinflamar os músculos e aliviar as dores.

9. Combate osteoporose

Os bons índices de minerais, como o cálcio, garantem que este alimento seja bom também contra doenças reumatológicas, como a osteoporose. A farinha fortalece os tecidos ósseos de uma forma geral, inclusive os dentes.

10. Bom para a pele e para os cabelos

Por ter substâncias antioxidantes, este produto acaba sendo uma boa opção também para manter o bom estado da pele e dos pelos. Esse é um uso também estético.