Exercícios que diminuem dores na coluna

Exercícios que diminuem dores na coluna

O sedentarismo é uma das causas para dores no corpo e na coluna. Transformar os exercícios físicos em hábitos pode ser difícil para quem que enxerga a atividade como obrigação e não conseguem tê-la como agradável e prazerosa.

Atividades físicas que reduzem a dor na coluna

Exercícios que diminuem dores na coluna

Veja também:

Exercícios para controlar a hipertensão

Musculação: Nos casos em que a estabilidade articular está comprometida, a musculação é recomendada, pois o fortalecimento muscular ajuda a restabelecer e proteger a coluna. A cartilagem que intercala os ossos da coluna vertebral evita que o contato entre um osso e outro cause dor. Essa atividade física resulta em fortalecimento e estimula a reconstrução muscular, além de ajudar a realinhar a postura e a perda de peso.

Dança: Reduzindo o risco de osteoporose, a dança fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade e a consciência corporal. Quando prestamos mais atenção aos movimentos do corpo, começamos a reconhecer os próprios limites, as articulações e, principalmente, a postura, alinhando-a.

Natação: atividades na piscina são as mais recomendadas para quem não pode sofrer altos impactos nas articulações. A natação é uma modalidade isenta de impacto, já que os movimentos são feitos na horizontal e a maior parte da força é empregada nos braços. Além do fortalecimento muscular e dos benefícios para a postura, ela alonga e alivia a pressão sobre a coluna, aumentando a amplitude do corpo.

Hidroginástica: é recomendada para combater a má postura, dores lombares e cervicais, insônia e sedentarismo.

Caminhada: A caminhada é uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar, sem custo. Ela pode combater dores na coluna, nos joelhos e nas pernas e aumentar a força e a resistência, se for feita de forma correta, observando se a postura está alinhada.

Pilates: o trabalho é focado em força, desenvolvimento e coordenação do corpo. Os movimentos eliminam as tensões e desequilíbrios da coluna cervical e os exercícios abdominais dão estabilidade e flexibilidade para a coluna.