Exercícios para manter o corpo ativo na terceira idade sem sair de casa

Exercícios para manter o corpo ativo na terceira idade sem sair de casa

Grupo de risco para o COVID-19 (novo Coronavírus), os idosos são pouco lembrados quando falamos sobre a importância de manter a atividade física dentro de casa no período de isolamento social.

É recomendado que os idosos façam as atividades para auxiliar na diminuição das dores físicas, manter um peso saudável e a função normal do corpo. Afinal, é comum que, com o passar dos anos, o corpo se torne mais fraco. Movimentando o corpo através dos treinos, pode-se ajudar a restaurar e a preservar sua força.

A quarentena para evitar a propagação do vírus ainda pode resultar em desânimo, ansiedade, ganho de peso e nervosismo, justamente pela mudança da rotina. Mais um motivo para a prática da atividade física, comprada cientificamente no auxílio a doenças como depressão.

Alongamento

Afaste as duas pernas, levante as mãos para o alto e coloque-as para a direita por 20 segundos, depois o mesmo para o lado esquerdo. O exercício alongará a parte lateral do abdômen e quadril.

Junte as pernas e os pés e, só com o tronco, desça chegando com as mãos o mais próximo dos pés por 20 segundos. O exercício alongará posterior das coxas e lombar.

Treinos

Agachamento utilizando uma cadeira:
Mantenha a coluna ereta, dobrando apenas os joelhos para sentar-se e levantar-se.

Elevação de quadril:
Deite-se na cama ou sofá com os joelhos flexionados, mantendo os pés no chão e eleve o quadril.

Panturrilha na parede:
Apoie as duas mãos na parede, de um passo para trás, esticando as pernas, e faça a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés, e voltando ao normal.