Exercícios para fazer em casa na terceira idade

Exercícios para fazer em casa na terceira idade

Quando chegamos a uma idade mais madura, perdemos a disposição que tínhamos quando éramos jovens e fatores como: respiração, agilidade, pique e ossos não são mais os mesmos, isso contribui para que essa nossa jornada fique um pouco mais difícil.

Porém, não ir à academia não é desculpa para não praticar exercícios físicos na terceira idade. Pode-se praticar exercícios físicos mesmo sem sair de casa.

Fazendo exercícios pelo menos 5 vezes por semana,com cargas leves e moderadas já é o suficiente para dar um empurrãozinho para uma vida mais saudável.

É bom lembrar que a consulta de um profissional da medicina é fundamental, a fim de fazer uma avaliação prévia para saber quais exercícios são os mais indicados, afinal, cada pessoa tem seus limites.

Exercícios físicos para fazer em casa

Exercícios para fazer em casa na terceira idade

1 – Supino horizontal

Materiais necessários

 – Cabo de vassoura, caneleiras (opcional).

Modo de fazer: Deitar-se de barriga para cima, segurar o cabo com as mãos bem afastadas, descendo-o até a linha do peitoral, logo em seguida estendendo o cotovelo novamente.
Fazer 3 séries de 12 repetições e um descanso de até um minuto entre elas. Caso desejar aumentar a carga, colocar caneleiras de 1 ou 2kg nas pontas do cabo.

2 – Panturrilha

Materiais necessários

 – Step ou degrau.

Como fazer

Em pé, realizar flexão plantar, ou seja, ficar na ponta dos pés e retornar à posição inicial. Ao utilizar um step, a amplitude e o grau de dificuldade são maiores. Fazer 3 séries de 12 repetições e um descanso de até um minuto entre elas.

3 –Flexão de joelhos

Materiais necessários

 – Caneleiras

Como fazer

Apoiar as mãos na parede, e em pé flexionar a perna direita fazendo com que o calcanhar se aproxime do glúteo, após fazer as 12 repetições, fazer o mesmo com a outra perna. Não se esquecer de manter o quadril estável e movimentar apenas com a articulação do joelho.