Exercícios para a Terceira idade fazer em casa

Exercícios para a Terceira idade fazer em casa

Quando chegamos a uma idade mais madura, perdemos a disposição que tínhamos quando éramos jovens e fatores como: respiração, agilidade, pique e ossos não são mais os mesmos, isso contribui para que essa nossa jornada fique um pouco mais difícil.

Porém, não ir à academia não é desculpa para não praticar exercícios físicos na terceira idade. Pode-se praticar exercícios físicos mesmo sem sair de casa.

Fazendo exercícios pelo menos 5 vezes por semana, com cargas leves e moderadas já é o suficiente para dar um empurrãozinho para uma vida mais saudável.

É bom lembrar que a consulta de um profissional da medicina é fundamental, a fim de fazer uma avaliação prévia para saber quais exercícios são os mais indicados, afinal, cada pessoa tem seus limites.

Exercícios físicos para fazer em casa

1 – Supino horizontal

Materiais necessários

 – Cabo de vassoura, caneleiras (opcional).

Modo de fazer: Deitar-se de barriga para cima, segurar o cabo com as mãos bem afastadas, descendo-o até a linha do peitoral, logo em seguida estendendo o cotovelo novamente.
Fazer 3 séries de 12 repetições e um descanso de até um minuto entre elas. Caso desejar aumentar a carga, colocar caneleiras de 1 ou 2kg nas pontas do cabo.

2 – Panturrilha

Materiais necessários

 – Step ou degrau.

Como fazer

Em pé, realizar flexão plantar, ou seja, ficar na ponta dos pés e retornar à posição inicial. Ao utilizar um step, a amplitude e o grau de dificuldade são maiores. Fazer 3 séries de 12 repetições e um descanso de até um minuto entre elas.

3 –Flexão de joelhos

Materiais necessários

 – Caneleiras

Como fazer

Apoiar as mãos na parede, e em pé flexionar a perna direita fazendo com que o calcanhar se aproxime do glúteo, após fazer as 12 repetições, fazer o mesmo com a outra perna. Não se esquecer de manter o quadril estável e movimentar apenas com a articulação do joelho.