Dicas para ter um envelhecimento saudável e evitar doenças degenerativas

envelhecimento saudável e evitar doenças degenerativas

Existem diversas atividades voltadas para pessoas da terceira idade que contribuem para a qualidade de vida e o combate a doenças degenerativas.

Manter cérebro e corpo ativos é uma prática absolutamente fundamental para ter a saúde e a qualidade de vida de pessoas 60+. Vejamos os passos que são necessários para garantir um envelhecimento ativo!

envelhecimento saudável e evitar doenças degenerativas

Envelhecimento Ativo

Envelhecimento ativo nada mais é do que realizar atividades físicas regulares, praticar ginástica cerebral para evitar doenças degenerativas, frequentar locais que proporcionam interação social e seguir uma alimentação balanceada. Assim, as pessoas com mais de 60 anos que decidem pelo processo de envelhecimento ativo evitam doenças do corpo e da mente, mantendo a saúde em dia e o sorriso no rosto ao longo da terceira idade.

Desafios do envelhecimento

Hoje em dia, existem muitos desafios do envelhecimento que devem ser encarados e superados por pessoas maduras. Essa fase da vida é marcada por limitações físicas e mentais, porém, mantendo uma rotina saudável, é possível viver na terceira idade apenas com mais sabedoria e a saúde de sempre.O envelhecimento causa mudanças físicas, psicológicas e sociais. É importante redobrar o cuidado com a saúde, cuidar da mente e frequentar locais que permitam a integração social.

Integração Social

A integração social pode ser feita de muitas maneiras. Desde visitas agendadas na casa familiares a atividades regulares em que a pessoa da terceira idade interage com outras pessoas de diversas culturas e que seguem as mais variadas rotinas.

Como exemplo, se pode citar grupos de ginástica, academia, natação, reunião de pessoas que compartilham de um interesse em comum e, até mesmo, competições de jogos, como xadrez, por exemplo.

Atividade Física

Além de socializar e estimular a mente por meio de ginástica cerebral e métodos que mantêm o cérebro na ativa é preciso lembrar-se do corpo. Manter uma rotina de atividade física é essencial para que o envelhecimento aconteça de forma ativa e saudável.

Realizando atividades físicas, mentais e que promovam integração social têm menos chances de desenvolver doenças como o Alzheimer e ainda conseguem atingir um envelhecimento ativo.