Estresse – 8 técnicas interessantes de evitar uma crise estressante

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Situações de estresse incontrolável podem trazer muitos prejuízos, em várias áreas de nossas vidas. Existem técnicas que nos ajudam a nos posicionar de maneira mais adequada e o cérebro vai ficando cada vez melhor até chegar ao ponto em que se é capaz de efetivamente mudar o modo como reage ao estresse.

Técnicas que ajudam a diminuir o estresse

Estresse – 8 técnicas interessantes de evitar uma crise estressante

1. Tomar distância

Visualizar mentalmente a situação ou a pessoa estressante e distanciar-se da imagem até a pessoa ou o cenário ficarem bem pequenos.

Nosso cérebro foi configurado para reagir a problemas grandes e próximos. Ao minimizar a imagem, o cérebro se acalma. Também se pode imaginar a pessoa falando com uma vozinha de esquilo, o que minimiza a sensação de ameaça, além de dar um toque de humor.

2. Mudando de perspectiva

Quando se sente ameaçado ou estressado com alguma situação, nosso cérebro tem uma reação correspondente.

Quando se muda a perspectiva ou reavalia a situação como um desafio positivo que não vê a hora de enfrentar, seu cérebro reage de uma maneira mais construtiva.

3. Contar até 10

Parece até brincadeira, ou algo que acontece apenas nos filmes, mas vale tentar. Quando se estiver atolado de trabalhos, prazos apertados, interrupções e solicitações desnecessárias, é bom afastar-se um pouco da situação, respirar e contar até 10. Isso ajudará a colocar as coisas em perspectiva, e poderá pensar na questão com o Cérebro Pensante.

4. Respirar fundo

Respirar fundo e contar até dez altera tanto a fisiologia quanto a composição química do cérebro. O oxigênio adicional ajuda e esse simples exercício pode proporcionar a pausa necessária para que o Cérebro Reativo recue enquanto o Cérebro Pensante assume.

5. Pensar Positivo

Muitas vezes as pessoas que se estressam mais focam apenas nas partes ruins das situações e acabam se irritando mais facilmente. Focar nas partes boas do dia pode nos trazer paz instantaneamente, isso nos fará olhar com um novo “par de olhos” nos momentos de estresse.

6. Evitar pessoas negativas

Querendo ou não o humor de outras pessoas pode ser contagioso, se passarmos o dia com alguém reativo, se vai ficando reativo com o passar do tempo. Evitar ao máximo a reatividade e tentar ajudar os colegas para quebrar o ciclo.

7. Não levar nada para o lado pessoal

Entender que mesmo que aconteça algo extremamente sério no ambiente de trabalho, como uma briga, erros, não alcance de metas, entre outros, não levar para o lado pessoal.

Quando se levam os problemas do trabalho para o pessoal o problema acaba se multiplicando cada vez mais, e é difícil manter a compostura.

8. Meditação

Não faltam pesquisas sobre os benefícios antiestresse da meditação regular. A meditação não só ajuda a atingir estados mais relaxados durante a sessão como também efetivamente pode reconfigurar o estado normal para que se passe o dia mais tranquilo e não irritar-se tanto sob pressão. Esse é o melhor tipo de reconfiguração do cérebro e não se precisa usar um manto vermelho ou atingir o nirvana para isso acontecer.

A meditação não passa de uma técnica que pode ser usada para acionar diferentes botões químicos em seu cérebro, posicionando-se melhor para lidar com o estresse da vida.