Espreguiçar – Uma prática saudável

Espreguiçar – Uma prática saudável

O hábito de se espreguiçar após uma noite de sono é uma resposta do corpo querendo despertar para o dia. Ou seja, quando esticamos todos os músculos, começamos também um processo no organismo que gera uma série de benefícios que aumentam o ânimo e a disposição.

Entre as vantagens se podem destacar o alongamento de músculos, tendões e demais estruturas articulares estimulando a oxigenação e melhoria da irrigação sanguínea. Além disso se promove uma leveza do corpo, diminuindo as tensões musculares. O espreguiçamento deve ser executado de modo progressivo e lento, a fim de se evitar espasmos musculares ou cãibras. O ato pode ser realizado em qualquer período, ajudando a aliviar as tensões do dia a dia.

Benefícios do hábito de espreguiçar

Espreguiçar – Uma prática saudável

1 – Proporciona mais disposição

Espreguiçar é mais do que tirar a preguiça, é uma ação que avisa ao cérebro que está na hora de despertar. O ato ativa as funções dos nossos órgãos e proporciona disposição e bom humor para o dia que vem pela frente.

2 – Alívio das dores de cabeça

As tensões musculares presentes no nosso cotidiano podem causar enxaquecas, também chamada de cefaleia tensional. Quando espreguiçamos, provocamos o relaxamento dos músculos e o cérebro recebe essa “mensagem”, aliviando as dores.

3 – Previne a fibromialgia

A doença crônica que causa fadiga, cansaço, muitas dores no corpo e outros incômodos, pode ser evitada com o simples hábito de se espreguiçar, já que a prática ajuda no alongamento dos músculos, aliviando as tensões musculares e lubrificando as articulações.

4 – Sensação de bem-estar

Quando nos espreguiçamos, liberamos doses de endorfina e serotonina, os hormônios neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, além de proporcionar disposição ao corpo e ativação da memória.

5 – Preserva a flexibilidade

É natural que, com o passar do tempo, nossos músculos se tornem menos flexíveis, principalmente se não praticamos atividades físicas regularmente. Se espreguiçar ajuda a ativar essa flexibilidade, mantendo os músculos mais saudáveis.