6 erros comuns ao se comprar óculos de sol

6 erros comuns ao se comprar óculos de sol

É de suma importância que as pessoas ao comprarem óculos de sol prestem atenção quanto à qualidade das lentes do mesmo, pois só assim é possível ficar visualmente bonita e manter os olhos saudáveis.

Hoje em dia, os óculos de sol são acessórios muito importantes, tanto em relação a estilo como por necessidade. Além disso, a cada estação o estilo e as formas variam muito, e com isso é interessante que se conheçam os erros para não cometer ao comprar óculos de sol.

6 erros comuns ao se escolher óculos de sol

Erro 1 – Ignorar o fator de proteção dos óculos

Apesar de os olhos serem dotados de mecanismos de proteção contra os raios UV, isto pode não ser suficiente, por causa da intensidade e do tempo de exposição. Assim, os óculos solares, quando forem de qualidade, têm como objetivo a proteção contra a radiação ultravioleta, bloqueando parte da luminosidade e garantindo menor agressão aos olhos, o que previne contra doenças e promove maior nitidez e conforto.

Erro 2 – Comprar óculos de fonte duvidosa

Os óculos de sol, mesmo que simples e baratos, devem ser feitos de um bom material, pois se a qualidade dos mesmos for baixa, estes poderão provocar tontura e a sensação de estar olhando para um acrílico.

Erro 3 – Não usar cores de lente adequadas para a situação

No que diz respeito às cores das lentes dos óculos de sol, estas devem ser analisadas, pois de acordo com alguns oftalmologistas, a cor marrom e o fumê são mais recomendados para dias claros, realçando os detalhes e os contrastes.

Erro 4 – Não consultar o oftalmologista

Muitos não realizam consultas com oftalmologistas para ajudar na escolha dos óculos de sol ideal. Dessa forma, não levam em consideração as informações dos óculos de uma forma mais detalhada. Além disso, os óculos são peças muito pessoais e únicas, e por isso, devem ser combinados perfeitamente com cada estilo de vida.

Erro 5 – Não atentar para a certificação

Ao comprar óculos de sol, não se costuma analisar se os mesmos possuem certificação da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos (Abióptica), além da necessidade das lentes precisarem ser regulares, ou seja, toda a superfície deve possuir a mesma espessura.

Erro 6 – Esquecer-se da importância das lentes polarizadas

No caso de quem passa muito tempo exposto a claridade como, por exemplo, as pessoas que praticam esportes ao ar livre ou passam o dia todo dirigindo, é importante que saibam escolher as lentes corretamente. Assim, para essa situação, o mais indicado é a escolha das lentes polarizadas, as quais evitam o ofuscamento e deixam as imagens muito mais nítidas e com mais contrastes.

Erro 6 – Usar óculos que não encaixam bem no rosto

6 erros comuns ao se comprar óculos de sol

Além da escolha adequada da lente, muitos têm dificuldade na escolha de óculos de sol que se encaixam melhor no rosto. Portanto, a dica é que se evite a escolha de modelos que se afastam demais e que tenham lentes pequenas, pois é importante que não exista um espaço grande entre a face do rosto e armação, principalmente porque entra radiação ultravioleta pelos lados.