Envelhescência – Documentário sobre a terceira idade

Envelhescência – Documentário sobre a terceira idade

Ter uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento. Essa é a proposta do documentário Envelhescência que foi dirigido pelo gaúcho Gabriel Martinez. O filme conta a história de seis pessoas que reinventaram a sua velhice, descartando totalmente as limitações impostas pelo avanço da idade e pelas convenções sociais.

As histórias relatadas expõe outra maneira de ver a vida, através dos protagonistas, que vai em direção diferente de como a maioria das pessoas veem a vida, além de contrariar também o senso comum.

Além dos perfis inspiradores de quatro paulistas e um catarinense – totalmente ativos após os 60 anos -, o filme discute os desafios e possibilidades dessa nova geração de idosos. São entrevistados no documentário o filósofo Mario Sergio Cortella, o médico gerontologista Alexandre Kalache e a antropóloga Mirian Goldenberg.

Veja também:

4 filmes interessantes sobre a terceira idade – Netflix

Renovando a forma de ver a vida

A obra aborda um tema muito importante, pois através dos relatos, somos conduzidos à possibilidade de ver o mundo sob outra ótica, tirando-nos do lugar comum, da percepção da maioria, para ter um outro foco, ousando acreditar que nem tudo precisa acontecer como está escrito no entendimento comum, podendo ter desfechos surpreendentes e impensados. Talvez seja até possível dizer que podemos ousar desejar os fins que sonhamos, independente de acharmos ser possível ou não.

A Terceira idade e o novo mundo

Muitas áreas da vida humana e locais de vivência no globo precisam de ares renovados, no que diz respeito a novas possibilidades nos dias atuais, porém, a terceira idade é uma das mais urgentes.

Patrocinadores da obra

O Documentário foi produzido através do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, com o patrocínio de Plenitud, marca da empresa Kimberly-Clark.

Onde assistir

O documentário Envelhescência já se encontra disponível no NOW, canal da NET, mas também pode ser encontrado na internet.

Site do documentário