Os desodorantes servem para eliminar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração. O suor contém alguns ácidos que tem cheiros desagradáveis. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas apócrinas, porém, por si só, não tem cheiro ruim. Este cheiro é produzido pela adição de bactérias. Os desodorantes são compostos por álcool e perfume, e possuem ação antimicrobiana que inibem o crescimento dessas bactérias que causam o mau cheiro.
As variedades de desodorantes disponíveis são variadas: aromatizados ou não, com ou sem álcool, com ou sem agentes bactericidas e apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on.
O desodorante ideal é aquele que não se sente que está usando, que o cheiro e a consistência não incomodam.
Tipos de Desodorantes
Antitranspirante
Não só combate o cheiro desagradável, como também a umidade. Contêm sais de alumínio que diminuem o fluxo de suor através dos poros. Sua eficácia é duradoura e superior a dos desodorantes comuns. A maioria dos antitranspirantes também funciona como desodorante, mas a maioria dos desodorantes não age como antitranspirante.
Aerossol
Refrescante, tem secagem rápida e pode ser compartilhado pela família.
Spray
Apesar de prático e barato, pode escorrer e causar ardor.
Roll-on
Prático para passar, demora a secar.
Stick
Tem aplicação seca, mas pode deixar resíduos brancos, manchando a roupa.
Creme
Aplica-se com os dedos, logo não é muito prático. É absorvido rapidamente e contém ingredientes emolientes que suavizam a pele. A forma cremosa é a mais indicada para quem precisa de uma proteção máxima.
Com Álcool
Acelera a secagem e controla a ação das bactérias, mas pode causar ardor ou irritação na pele.
Com Aloe Vera, Calêndula ou Camomila
Extratos vegetais que evitam irritações acalmam e deixam a pele mais macia.
Com Perfume
Prolonga a eficiência do desodorante, mas podem não ser ideais para peles sensíveis.