Eletricidade Estática – Como reduzir

Eletricidade Estática – Como reduzir

A eletricidade estática resulta de uma desigualdade entre a carga positiva e a negativa de dois objetos. Embora pareça inevitável, principalmente durante meses secos de inverno, eliminar essa eletricidade é bem mais fácil do que parece.

Como remover a eletricidade estática

Eletricidade Estática – Como reduzir

Usando um umidificador

A eletricidade estática é mais ativa quando o ar está seco, principalmente nos meses de inverno em que as pessoas aquecem as casas, diminuindo a umidade do ar. Aumentar a umidade em casa e no local de trabalho usando um umidificador. Ela pode ajudar a reduzir o acúmulo de carga estática.

Tratar os carpetes com um produto químico antiestática

A maioria das lojas de venda de carpete oferece tratamentos em spray para a tapeçaria. Também existem carpetes feitos com um componente antiestático. Aplicar o spray antiestático no carpete de leve e esperar o produto secar totalmente antes de andar sobre a superfície. Esse processo diminuirá bastante a quantidade de eletricidade estática experimentada depois de pisar sobre o carpete.

Esfregar um pano com amaciante nos estofados

Passar um pano com amaciante nos bancos do carro ou em móveis estofados para diminuir o acúmulo de estática nessas superfícies. O amaciante ajuda a neutralizar a carga elétrica,

Manter a pele hidratada

Passar uma loção em si mesmo ao sair do banho e antes de se vestir. A pele seca contribui para a estática, por isso as loções e os hidratantes ajudam a evitar que a eletricidade estática se acumule no seu corpo.

Trocar de roupa

Em vez das fibras sintéticas, como o poliéster e o náilon, usar as naturais como o algodão, que são materiais com pouca estática.  Se as suas roupas ainda forem afetadas pela eletricidade estática, se pode passar um pano com amaciante ou borrifar um pouco de spray para cabelo nelas.

Usar sapatos que dissipem a estática

Calçar sapatos com solas de couro, excelentes para reduzir os choques estáticos, em vez das solas de borracha, que acumulam e criam esse tipo de eletricidade.