Drenagem Linfática para idosos – Quando é importante?

Drenagem Linfática para idosos – Quando é importante?

A Drenagem Linfática é muito utilizada no Brasil e no mundo com diferentes objetivos. Porém, é importante escolher um profissional habilitado, o que envolve boa formação, precisão e experiência.

O que é Drenagem Linfática?

Drenagem Linfática para idosos – Quando é importante?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual, que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A sua função principal é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os seus resíduos catabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando-os de forma que sejam eliminados.

Quais os principais benefícios da Drenagem Linfática?


– Transportar e remover líquidos e substâncias da região edemaciada de volta a circulação sanguínea;
– Direcionar e aumentar o fluxo linfático, promovendo, assim, uma remoção mais rápida do excesso de líquido intersticial;
-Melhorar o sistema imunológico, devido à eliminação de toxinas;
-Associada a outros tratamentos ajuda na redução da celulite edematosa;
-Relaxamento corporal e mental, promovendo bem-estar ao paciente.

Com qual objetivo pessoas idosas fazem Drenagem Linfática? 

A drenagem linfática é indicada para idosos em diversas situações. A grande maioria desta população é sedentária, sofrendo muitas vezes de artroses, ou com dificuldades de equilíbrio, ou problemas relacionados com a circulação sanguínea. Nesses casos, promove o aumento da circulação sanguínea, e, consequentemente, da circulação linfática, trazendo alivio da dor, redução do stress e da ansiedade e aumentando o sistema imunológico, entre outros benefícios.

É importante ressaltar que sua aplicação deve ser avaliada cuidadosamente no caso de contra indicações.

Devemos citar também o alívio da dor provocada por edemas de estase ou origem cardíaca nos membros inferiores, a melhora do relaxamento corporal, o aumento na qualidade do sono e a diminuição de casos depressivos. A procura pela drenagem tem em vista estas situações, como também o bem estar que promove no paciente acamado.