Dormir bem: 10 dicas simples para um sono tranquilo

Dormir bem: dicas simples para um sono tranquilo

Uma boa noite de sono nos garante condições para que tenhamos um dia produtivo. Concentração, humor, a até o apetite são afetados se por acaso tivermos problemas para dormir. Estresse, ansiedade e falta de memória podem acontecer em decorrência do mal sono. Dormir bem é fundamental.

Veja também:

O sono na terceira idade

4 melhores coisas para comer antes de dormir

Dicas simples para dormir bem

  1. Respeite o horário de ir dormir

Precisamos dormir uma média 8 a 9 horas de sono repousante para estejamos devidamente restaurados, por isso, acordar cedo também requer ir para a cama cedo, respeitando os horários até mesmo nos fins de semana e feriados. Uma dica é ter um alarme no celular para lembrar que horas deve ir para a cama.

  1. Desligue a TV

Aparelhos eletrônicos como celular, TV, vídeo game, etc. devem ser desligados cerca de 1 hora antes do horário ideal de ir para a cama, pois eles excitam o cérebro e te deixam mais agitado, prejudicando o sono.

  1. Leia antes de dormir

A leitura de um livro ou revista em um local com pouca iluminação e numa posição confortável pode ser um bom prelúdio de uma boa noite de sono. Só devemos ir nos deitar quando o sono estiver chegando. Procurar ler algo que traga paz e tranquilidade e evite livros ou histórias que promovem a tensão e o stress, como noticiários, por exemplo.

  1. Crie um ambiente escuro

Apagar as luzes da casa e deixar somente um abajur ligado. De preferência, que tenha uma luz laranja, pois ela favorece o sono, conforme indica a cromoterapia. Mas se isso não for possível tente manter as luzes apagadas para que a penumbra facilite o sono.

  1. Cochile depois do almoço

Um cochilo de aproximadamente 10 a 30 minutos logo depois do almoço já deve ser o suficiente para relaxar sem prejudicar o sono noturno. Não tirar sonecas prolongadas durante o dia, pois elas interferir no sono da noite. As sonecas prolongadas durante o dia são somente para bebês e crianças de até 4 anos de idade.

  1. Faça exercícios regularmente

Praticar pelo menos 30 minutos diários de exercícios, mas que não sejam depois das 21 horas, pois também podem prejudicar o sono. Ao praticar exercícios o corpo gasta mais energia e há um aumento da necessidade de descanso.

  1. Evite tomar café depois das 17h

Evitar o consumo de alimentos estimulantes, como coca-cola, café, chá preto e guaraná a partir da 5 horas da tarde.

  1. Silêncio é fundamental

Evitar ambientes barulhentos. Comprar um protetor de ouvidos que se usa nas piscinas pode ajudar a encontrar o silêncio necessário para dormir.

  1. Conforto para dormir bem

Um quarto confortável é primordial para que se obtenha uma boa noite de sono. O ideal é ter cortinas que deixem o quarto bem escuro e a temperatura do quarto também é importante. O quarto não deve estar nem quente, nem frio. Além disso, um pijama confortável e um bom travesseiro também podem ajudar a relaxar, diminuindo a tensão nas costas e no pescoço.

  1. Levante cedo diariamente

No horário certo, logo pela manhã, espreguiçar e abrir as janelas é importante para que o cérebro e o corpo entendam que já é hora de levantar para um novo dia.