Dores musculares – como evitar

Dores musculares – como evitar

Existem algumas dores musculares que insistem em perturbar. Alguns hábitos simples podem estar provocando esse incômodo. Vejamos os mais comuns e como evitar que atrapalhem a rotina.

Dores musculares: As causas mais comuns

1 – Pescoço inclinado no celular

Atenção à postura enquanto checamos o celular. Geralmente, se fica olhando para baixo, com o pescoço encurvado. O hábito é tão comum que algumas pesquisas médicas já o associaram a problemas na coluna cervical.

Chamada de Text Neck Syndrome (Síndrome do Pescoço de Mensagens, em tradução literal), a condição é causada, principalmente, pela má postura ao usar o celular. Dores no pescoço, incômodos na coluna e enxaqueca são os principais sintomas.

2 – Bolsa muito pesada

Existem pessoas que gostam de carregar a vida na bolsa, porém é necessário tomar alguns cuidados. O excesso de peso provoca má postura e dores no corpo. Os ombros se elevam para suportar a carga e isso compromete a musculatura.

Além do mais, o fato de carregar a bolsa sempre do mesmo lado não é bom, já que o pescoço se desloca involuntariamente para o lado oposto para equilibrar o peso. O movimento dos braços também é comprometido com o excesso de peso, ficando mais rígidos e tensos.

3 – Ignorar o aquecimento e alongamento

Antes de começar o treino, na academia ou ao ar livre, o aquecimento é fundamental. É quando o corpo começa a sair do estado de “repouso” e se prepara para o início das atividades.

O fluxo sanguíneo para os músculos aumenta, a temperatura do corpo aumenta e, assim, os músculos se aquecem. Além de potencializar a produção de energia aeróbica, esse processo diminui muito as chances de lesões.

Se mesmo com esses cuidados ainda sentir dores, é importante procurar orientação médica, pois a persistência de quadros assim pode acarretar maiores complicações.