Dor no meio das costas – Possíveis causas

Dor no meio das costas – Possíveis causas

A dor no meio das costas surge na região entre a parte inferior do pescoço e o começo das costelas e, por isso, geralmente está relacionada com problemas na coluna torácica, que são 12 vértebras que ficam nesse local. Assim, os problemas mais comuns associados a esta dor são má postura, hérnia de disco, osteoartrite ou até pequenas fraturas.

Assim, o melhor é sempre consultar um clínico geral para identificar qual a verdadeira causa da dor e indicar o melhor especialista para fazer o tratamento adequado.

Possíveis causas de dor no meio das costas

Dor no meio das costas – Possíveis causas

1. Má postura

A má postura ao longo do dia é uma das principais causas de dor em vários locais das costas, especialmente quando se passa muito tempo sentado com as costas dobradas. Isso acontece porque a coluna fica sob uma pressão constante, o que acaba sobrecarregando os músculos e ligamentos das costas, resultando na sensação de dor.

2. Lesão muscular

Este tipo de lesões é mais frequente em pessoas que fazem treinos com pesos muito pesados, mas também pode acontecer em casa, quando se tenta pegar num objeto muito pesado, utilizando apenas as costas.

3. Hérnia de disco

A hérnia de disco ocorre quando o disco que fica entre as vértebras sofre alguma alteração, causando dor constante que piora ao movimentar as costas. Além disso, pode ainda acontecer formigamento ou sensação de queimação nas costas em algum dos braços ou pernas, já que pode irradia para outros locais do corpo.

4. Osteoartrite

Embora seja mais rara, a osteoartrite também pode ser uma importante causa de dor no meio das costas, pois esta doença causa a degradação gradual das cartilagens que ficam entre as vértebras. Quando isso ocorre, os ossos acabam raspando um no outro, causando o surgimento de dor, que vai piorando ao longo do tempo.

5. Pequenas fraturas na coluna

Com o avanço da idade, os ossos vão ficando mais frágeis e, assim, é comum que surjam pequenas fraturas nas vértebras da coluna, especialmente após algum tipo de acidente, quedas ou pancada nas costas. A dor que acontece com a fratura pode ser muito intensa e surgir logo após o trauma, mas também pode ir surgindo aos poucos.

6. Problemas no pulmão

A dor nas costas pode não estar diretamente relacionada com a coluna ou com os músculos das costas, podendo surgir quando existem problemas no pulmão, como quando a dor aparece ou fica mais intensa ao respirar. Nestes casos, podem ainda surgir outros sintomas associados à respiração como falta de ar ou tosse persistente.

7. Problemas no estômago

Semelhante ao pulmão, quando o estômago é afetado por alguma alteração, como refluxo ou úlcera, por exemplo, a dor pode irradiar para o meio das costas. Porém, nesta situação, as pessoas também costumam apresentar sensação de queimação na garganta, dificuldade para fazer a digestão e, até, vômitos.