More
    InícioSaúdeBem EstarDor na sola dos pés: Principais causas e tratamentos

    Dor na sola dos pés: Principais causas e tratamentos

    Dor na sola dos pés: Principais causas e tratamentos

    A principal causa desse tipo de dor na sola dos pés é o uso de calçados inadequados, essa é uma das razões que faz a dor ser mais comum entre as mulheres. Saltos muito altos e sapatos rasteiros, muito moles, são os que mais causam dores. O rasteiro leva a dor na parte da sola do pé perto do calcanhar. Já o salto muito alto desenvolve a dor na parte da frente do pé.

    Dois tipos da dor na sola dos pés

    Talalgia

    A talalgia é uma das dores nos pés que se localizada na parte detrás da planta. Na maioria das vezes, as talalgias se relacionam à fascite plantar, uma inflamação na estrutura do pé que se chama fáscia plantar, que nasce na ponta do calcâneo e vai até perto dos dedos. A fáscia inflama por sobrecarga e, com o passar do tempo, pode desenvolver um esporão.

    Metatarsalgia

    “A metatarsalgia é um quadro de dor que surge normalmente na sola do pé, localizado na região abaixo dos ossos do metatarso, a parte média-anterior do pé. O local mais comum é abaixo da cabeça dos metatarsos, próximos aos dedos, área que sofre bastante carga.

    Medidas para evitar esses problemas

    Dor na sola dos pés: Principais causas e tratamentos

    Usar calçados de sola rígida

    Para fazer um teste: pegar um sapato próprio, segurar com as duas mãos, uma em cada ponta, e tentar dobrá-lo. Se conseguir, significa que ele não está adequado para uso. O que se faz geralmente é o contrário, buscam o sapato mais mole, sendo que o mais indicado é o rígido. Pode até ter uma estrutura acolchoada na planta, mas precisa ser rígido.

    Sobre o tamanho dos saltos

    Usar calçados com um salto pequeno, entre 3 e 4 cm de altura no máximo, e que tenham algum tipo de amortecimento. É importante ficar atento à procedência do calçado. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por exemplo, tem um guia de normas de conforto para os calçados, que devem ser seguidas pelos fabricantes para garantir um sapato de qualidade e que não prejudique a saúde.

    Como amenizar a dor

    Quando a dor aparece é importante retirar a carga dos pés, ou seja, ficar o máximo que conseguir sem pisar no chão. Dependendo da gravidade, o médico pode até recomendar que se fique alguns dias sem apoiar os pés no chão. Algumas medidas de fisioterapia para alongar as estruturas da planta do pé, gerando menor tração na região do calcanhar, ajudam bastante.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    LEIA TAMBÉM