Dificuldades alimentares na terceira idade

Dificuldades alimentares na terceira idade

As mudanças fisiológicas decorrentes do processo de envelhecimento podem trazer um efeito drástico na nutrição das pessoas idosas, causando dificuldades alimentares. Cada um desses problemas pode ser resolvido, desde que sejam diagnosticados da maneira correta e no tempo certo.

Dificuldades alimentares na terceira idade

Quando um indivíduo da Terceira Idade já apresenta sinais de debilidade física, é preciso analisar seu grau de desnutrição e adotar outras formas de alimentação, como a dieta enteral.

Principais problemas alimentares nos idosos

A dificuldade no momento da alimentação é uma das consequências do avanço da idade. Entre os principais distúrbios estão:

Disfagia

Tosse, pigarros, engasgos durante a refeição, dificuldade de mastigar e engolir, rejeição do alimento e até a falta de apetite são sinais que muitas vezes passam despercebidos, mas podem indicar disfagia.

A disfagia, quando não diagnosticada e não tratada, pode levar a complicações ainda maiores. Um idoso com quadro de disfagia não tratada pode ter desnutrição, desidratação, e infecções respiratórios graves.

Esse distúrbio acontece a partir de anormalidades no processo de deglutição, que começa na mastigação. A perda da dentição, do tônus muscular do maxilar, bochechas e língua, a utilização de próteses dentárias mal adaptadas e até doenças como AVC e câncer podem desencadear o problema, que pode ser tratado.

– Boca seca ou xerostomia

Em idade mais avançada, é comum que idosos sintam a sensação de boca seca, um sintoma conhecido como xerostomia. Esse problema também pode afetar a capacidade de mastigação e deglutição dos alimentos. O certo, nesse caso, é manter os adultos mais velhos sempre hidratados com a ingestão de água, suco de frutas ou chás, pois isso facilita a mastigação e a deglutição. Vale adicionar na dieta os alimentos mais líquidos, como mingau e vitaminas de frutas, que garantem a absorção de cálcio e diminuem a possibilidade de desidratação.

Em se percebendo quaisquer alterações nos hábitos e comportamento em geral, procure orientação médica.

Veja também:

8 Sinais de falta de vitaminas no organismo