Diferença entre Veganos, Orgânicos e Integrais

Diferença entre alimentos Veganos, Orgânicos e Integrais

Nos dias atuais existe uma ascendente procura por qualidade na alimentação. Quanto mais conhecemos a respeito dos malefícios dos produtos químicos e de outros processos que incluem maus tratos aos animais, entre outras práticas, mais surgem ideologias e movimentos sociais que refutam este ou aquele procedimento. Consideremos os orgânicos, os veganos e os integrais.

Pessoas que praticam uma dieta vegana, por exemplo, não consomem qualquer produto orgânico.

Veja também:

7 alimentos importantes para a terceira idade

Diferenças básicas entre alimentos veganos, orgânicos e integrais

Alimentos veganos

O veganismo é mais do que uma simples opção alimentar, significa toda uma ideologia de movimento que é contra qualquer tipo de produto (o que inclui roupas, acessórios, maquiagens, etc.) que seja de origem ou possua qualquer tipo de ingrediente de origem animal ou que faça qualquer tipo de experiência com o mesmo.  Ou seja, vai muito além de parar de consumir ovos, mel, leite, produtos oriundos diretamente do animal.

Em resumo, uma pessoa que é verdadeiramente vegana, muda não somente os hábitos alimentares, mas todo o hábito de consumo.

Alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são produzidos com métodos naturais, sem contaminar os seus alimentos com agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes químicos. A diferença para os alimentos veganos é que também existem tanto produtos derivados de origem animal, quanto diversos tipos de carnes propriamente orgânicas.

E assim como o veganismo, os orgânicos não se restringem apenas aos alimentos. No mundo da moda, por exemplo, é tido como orgânicas roupas e acessórios feitos com o mínimo possível de produtos químicos e que não causam impacto no meio ambiente.

Alimentos integrais

Os alimentos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de refinamento e industrialização, por isso, conservam boa parte de seus nutrientes. Esse tipo de alimento ajuda a controlar tanto o colesterol quanto o índice glicêmico. Apesar disso, aconselha-se não exagerar no consumo dos alimentos integrais, pois a quantidade de calorias que possuem é tão alto quanto a dos alimentos industrializados.