Dieta da felicidade – alimentos ricos em Triptofano

Dieta da felicidade – alimentos ricos em Triptofano

Os alimentos ricos em triptofano são importantes para melhorar o humor e dar sensação de bem-estar, pois ajudam na formação de serotonina, uma substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono, por exemplo. Estes alimentos devem ser consumidos de preferência na parte da manhã para que o seu efeito possa ser sentido durante todo o dia.

Lista de alimentos ricos em Triptofano

Dieta da felicidade – alimentos ricos em Triptofano

O triptofano pode ser encontrado em alguns alimentos como chocolate meio amargo e nozes mas também pode ser comprados nas farmácias porque existe em forma de suplemento alimentar. 

Alimentos Quantidade de triptofano em 100 g Energia em 100 g
Queijo 7 mg 300 calorias
Amendoim 5,5 mg 577 calorias
Castanha de cajú 4,9 mg 556 calorias
Carne de frango 4,9 mg 107 calorias
Ovo 3,8 mg 151 calorias
Ervilha 3,7 mg 100 calorias
Pescada 3,6 mg 97 calorias
Amêndoa 3,5 mg 640 calorias
Abacate 1,1 mg 162 calorias
Couve-flor 0,9 mg 30 calorias
Batata 0,6 mg 79 calorias
Banana 0,3 mg 122 calorias

Funções do Triptofano

O triptofano é um aminoácido que tem a função de, além de ajudar na formação do hormônio serotonina, facilitar a libertação dos componentes energéticos, para manter a vitalidade do organismo e combater os agentes estressantes dos distúrbios do sono.

Para combater a depressão é importante consumir alimentos ricos em triptofano e tirosina, pois a tirosina é outro aminoácido que ajuda na produção de outros hormônios, que melhoram o estado de alerta e a alegria.

Para controlar processos depressivos, que geralmente estão acompanhados por estresse, se recomenda o consumo de alimentos ricos em triptofano e suplementos de ômega 3,pois o ômega 3 também ajuda a diminuir a ansiedade e as perturbações do sono.

Benefícios do triptofano

  • Combater a depressão,
  • Controlar a ansiedade,
  • Aumentar o humor,
  • Melhorar a memória,
  • Regular o sono,
  • Ajudar a controlar o peso.