As dietas que normalmente são recomendadas por nutricionistas incluem os carboidratos como principal fonte de calorias, seguidos por fontes proteicas e por último as gorduras, formando a pirâmide alimentar. No entanto, dependendo do objetivo de cada pessoa, esse esquema alimentar pode não ser o mais adequado. Na dieta cetogênica esse esquema é invertido, a fonte energética é principalmente proveniente das gorduras, enquanto os carboidratos são ingeridos em quantidades mínimas. As proteínas devem ser consumidas em quantidades moderadas. Esse balanço leva a uma alteração de como as células obtém energia no organismo.
A escassez no fornecimento de carboidratos faz com que o fígado quebre a gordura proveniente da alimentação e do tecido adiposo em ácidos graxos e corpos cetônicos para obtenção de energia, aumentando os níveis destes últimos no sangue, por isso o nome dieta cetogênica.
Benefícios da dieta cetogênica

1) A queima de gordura se torna mais fácil
Quando o corpo entra em estado de cetose, todo o sistema de oxidação de gorduras para obtenção de energia é ativado para garantir o suprimento energético na pouca presença de carboidratos, usando como fonte principal as gorduras, ou seja, o organismo se prepara para queimar a gordura de forma eficiente e esse processo se torna mais fácil.
2) Poupa a massa muscular
A dieta cetogênica é uma excelente forma de perder peso sem comprometer a massa muscular, resultando na redução do índice de gordura corporal e definição muscular.
3) Ajuda a abaixar os níveis de insulina
Em uma dieta com baixo consumo de carboidratos, a secreção de insulina ocorre apenas em níveis basais e isso viabiliza ainda mais a oxidação da gordura armazenada no tecido adiposo.
4) Ajuda a controlar o apetite
Um ponto importante do estado cetogênico, é que, além de estimular a quebra de gorduras, ele inibe o apetite quando associado a uma alta ingestão de proteínas, enquanto dietas ricas em carboidratos apenas levam ao aumento do apetite por desencadearem grandes variações e picos de insulina.
Sugestão de menu de refeições cetogênicas em um dia
Café da manhã
- Omelete, ovos cozidos ou mexidos
- Frios (presunto, salame, queijo)
- Manteiga
- Chá ou café
Almoço
- Carne bovina ou suína
- Peixe ou frutos do mar
- Salada de folhas
- Brócolis ou aspargos
- Azeite
Jantar
- Ovos ou omelete
- Frango grelhado ou refogado com azeite ou manteiga
- Salada de folhas
- Espinafre refogado
- Azeite
Lanches intermediários
- Castanhas como amêndoas, macadâmia e castanha-do-Pará
- Queijos ricos em gordura
- Salame
- Abacate
- Gelatina diet (também podem ser consumida como sobremesa)
Os refrigerantes e sucos diet também são permitidos e podem ser consumidos com as refeições. Para quem não sente falta dessas bebidas, a opção mais saudável é substituir por água.
Em Portugal as vantagens metabólicas de utilizar a Dieta a Cetogénica (Keto), sobretudo como eficiente estratégia de emagrecimento e para reversão de Diabetes tipo 2, ainda é pouco conhecida (a Paleo /Primal começa a ter maior projecção)… Infelizmente ainda não se popularizaram sequer os aparelhos para medição de cetonas no sangue (urina é pouco mais que inútil após adaptação)…
Pouco a pouco vou introduzindo o conceito de Keto… 😉
Eduardo Ferreira