5 dicas para antes de pintar os cabelos

5 dicas para fazer antes de pintar os cabelos

Para garantir que a cor fique exatamente no tom desejado, é importante seguir alguns cuidados antes de pintar os cabelos.

Ter um cabelo saudável, testar a cor com antecedência, dar um intervalo entre técnicas, seguir cuidados caseiros e usar produtos não agressivos são os pré-requisitos para ter cabelos coloridos com sucesso.

O sucesso da cor depende da saúde dos cabelos

Se os fios estiverem ressecados ou muito porosos, pode ser que não absorvam a tintura direito e até manchem. Por isso a importância de mantê-los sempre  hidratados. “É preciso fazer uma hidratação em casa, pelo menos uma vez por semana, com produtos enriquecidos com manteiga de karité, óleo de argan ou macadâmia para preparar os fios”, recomenda o colorista Yuha Antero, do salão M.G Hair Design, em São Paulo.

5 dicas para fazer antes de pintar os cabelos

Ache o tom certo para você

Descobrir o tom da sua pele levando em conta a cor de seus olhos faz toda diferença. Azuis ou verdes indicam, em geral, pele fria; olhos castanhos ou mais escuros entram na categoria pele quente ou neutra. O tipo quente costuma fazer boa parceria, segundo Yuha, com fios cobre e nuances de marrom. “Já a pele fria ganha destaque com loiro-platinado, acinzentado ou vermelho-bordô. E a neutra fica bem com qualquer tom”, completa o profissional.

Pinte primeiro, alise depois

O ideal é optar por um ou outro método, pois ambos são muito agressivos. No entanto, como essa opção é quase impossível, prefira colorir ou fazer luzes antes de fazer a progressiva ou o relaxamento.

Atenção ao tingir em casa

É preciso respeitar a quantidade recomendada de produto e seguir ao pé da letra o tempo de ação da tintura. Usar mais tinta do que o indicado ou deixá-la por mais tempo não significa que a cor vai aderir melhor e durar mais. Também é importante distribuir adequadamente o produto

Escolha as alternativas menos danosas

“As tinturas sem amônia são as menos agressivas”, informa Yuha. No caso dos reflexos, Prefira tinta ao pó descolorante, que retira a massa do cabelo, deixando-o poroso. Se o objetivo for cobrir fios brancos, pergunte ao cabeleireiro sobre técnicas específicas, que depositam o produto somente neles.

Veja também:

Por que os cabelos ficam brancos?