Dicas para manter a saúde dos olhos

Dicas para manter a saúde dos olhos

É possível melhorar a visão de modo natural. Existem alguns procedimentos simples que podem treinar nossos olhos a se manterem ativos, evitando as tensões oculares do dia a dia.

Dicas para melhorar a visão naturalmente

Dicas para manter a saúde dos olhos

1. Tomar consciência dos olhos

A primeira coisa a se fazer para melhorar a visão de maneira natural é tomar consciência dos olhos. Mesmo que tenhamos a capacidade de olhar e enxergar, não costumamos ser conscientes de como usamos os olhos. Neles acumulamos emoções e tensões do dia a dia que podem causar problemas de visão. No entanto, a parte positiva é que o que acreditávamos ser incurável pode, na verdade, ter solução. Aos poucos devemos prestar mais atenção no que fazemos com nossos olhos, quando os apertamos, por que não olhamos em determinadas direções, por que baixamos a visão, etc.

2. Descansar de óculos ou lentes

Muita gente está submetida ao uso de óculos ou lentes de contato diariamente. O que parecia algo maravilhoso para recuperar a visão perdida se transformou também em uma dependência em que os olhos se acostumam a não ter que fazer nenhum esforço. É por este motivo que se perde a visão ao invés de recuperá-la. A proposta é deixar o uso de óculos e lentes durante algumas horas do dia, sempre que seja possível, para acostumar os olhos a fazer sua função. Pode-se ir aumentando este tempo de maneira progressiva.

3. Olhar de perto, olhar de longe

Aos poucos estamos perdendo a capacidade de olhar a diferentes distâncias, principalmente as pessoas que vivem nas cidades, rodeadas de edifícios que impedem de olhar para longe. Sempre que houver oportunidade devemos exercitar estas funções visuais. E, sempre que pudermos sair para a montanha ou para a praia, a lugares nos quais podemos abranger espaços mais amplos sem impedimentos.

4. Combater a tensão ocular

Em muitos casos perde-se a visão por excesso de tensão ocular. Esta pode ocorrer devido a um excesso de horas em frente ao computador ou à televisão e, inclusive, ao fazê-lo de maneira inconsciente ao olhar com atenção.

Para relaxar os olhos fazer a técnica da palma:

  • Esfregar ambas as mãos até que esquentem.
  • Apoiar os cotovelos sobre uma mesa e os olhos sobre as palmas das mãos, mas sem apertá-los.
  • Relaxar por um par de minutos nesta posição, tentando tomar consciência de qualquer tensão que está fazendo com os olhos ou com toda a musculatura ao redor.
  • Ao terminar este exercício haverá um grande alívio, assim como uma maior nitidez na visão.

5. Olhar em todas as direções

Assim como devemos aprender a olhar de longe e de perto, também temos que utilizar todas as possibilidades que os olhos oferecem; já que se não ocorre, estes podem se atrofiar. Ou seja, ao invés de mover a cabeça sempre que queiramos olhar para algum lugar, também devemos olhar em todas as direções: para cima, para baixo, para ambos os lados, em diagonal e inclusive para o nariz.

6. A alimentação

Em todo tratamento natural sempre está presente à alimentação, já que é a que nos proporcionam os nutrientes que precisamos para cumprir as funções de nosso corpo.

Na dieta não podem faltar:

  • Frutas e vegetais.
  • Gorduras saudáveis.
  • Proteína de boa qualidade.
  • Cereais integrais.
  • Frutos secos e sementes