9 dicas para limpar e conservar os óculos

9 dicas para limpar e conservar os óculos

Os óculos são peças com um custo elevado, ainda mais se as lentes forem especiais ou se se quiser uma armação assinada por uma marca famosa. Em consequência, surge uma preocupação sobre a forma correta de limpar e conservar nossos acessórios, de forma que eles durem muitos e muitos anos.

Dicas para conservação dos óculos

9 dicas para limpar e conservar os óculos

1. Lavar as lentes com água e sabão líquido neutro

Deve-se lavar os óculos com água e sabão ou detergente neutro. Para isso, deve colocar os óculos em água corrente e esfregar uma gotinha de sabão líquido em cada lente. Depois, deixe secar ao ar livre de preferência. Se for necessário, pode usar um lencinho para secar os óculos e dar o polimento final com o pano que vem junto com o acessório.

2. Limpar a armação depois de usar maquiagem

Quando usamos base, corretivo e pó, ou mesmo hidratantes e filtro solar, esses produtos acabam ficando grudados na armação e nas plaquetas (aqueles pininhos transparentes que ajudam a segurar os óculos no nariz).

Por isso, o ideal é que se limpe a armação e as plaquetas com um lenço de papel ou um cotonete sempre que, ao final do dia, se notar que elas ficaram sujas com resíduos desses produtos. Se for necessário, lavar com água e sabão – ou seu acessório poderá ficar manchado com o tempo.

3. Guardar o acessório sempre no estojo

Se não vai usar os óculos em algum momento, guardá-los sempre no estojo, com as lentes viradas para cima. Essa é a melhor forma de conservar o acessório quando ele não está em uso, evitando riscos e o acúmulo de pó.

4. Procurar tirar e colocar os óculos com as duas mãos

Quando usamos apenas uma das mãos para manusear os óculos, principalmente para tirá-los, estamos sempre forçando o acessório para o mesmo lado, e isso acaba entortando a armação.

5. Nunca limpar as lentes na camiseta

Pode parecer um hábito inocente, mas limpar os óculos na camiseta ou em qualquer outro tecido que não seja o paninho que vem junto com o acessório pode danificar as lentes.

Isso acontece porque a trama da maior parte dos tecidos, mesmo do algodão, é bastante irregular, com uma infinidade de fios soltos. Nós não vemos esses fios a olho nu, mas com uma lente de aumento é possível verificar a sua presença.

Ao serem esfregados contra as lentes, esses fios soltos causam riscos microscópicos que vão deteriorando os óculos com o passar do tempo.

6. Não se deve passar o paninho nos óculos sem lavá-los antes

A forma mais segura de limpar os óculos é fazer uma primeira lavagem com água e sabão, para tirar todos os grãozinhos que podem estar depositados nas lentes, e só depois polir com o paninho.

7. Colocar os óculos na cabeça pode danificá-los

Ao colocar os óculos em cima da cabeça, ele vai acabar se deformando e ficando mais largo.

8. Conservar os óculos fora do calor extremo

Deixar os óculos em locais onde faça muito calor, como o porta-luvas do carro, pode acabar causando deformações na armação com o passar do tempo, entortando as hastes ou estragando as películas de proteção das lentes.

9. Nunca forçar a armação para tentar ajustá-la

Se reparar que os óculos estão meio tortos, nada de tentar forçar a armação. Na tentativa de consertar, é mais provável que se acabe quebrando a armação. O melhor a se fazer é levá-los à ótica mais próxima.