Dicas para enganar a fome e comer menos

Dicas para enganar a fome e comer menos

Nem sempre aqueles quilos a mais que incomodam são fruto de um grande volume de comida que se ingere. Boa parte das vezes falta regularidade e frequência nas suas refeições. Além disso, existem alguns truques que podem ajudar a “driblar” a fome, trazendo assim mais qualidade de vida e saúde.

Dicas para driblar a fome

Dicas para enganar a fome e comer menos

Comer primeiro a salada

Essa é uma forma eficaz para “forrar o estômago” e assim comer menos no prato principal, que é mais calórico. Investir em uma salada bem variada, rica em folhas verdes e legumes, e acrescentar azeite e limão, que ajudam a reduzir o apetite.

Mastigar bem

Comer devagar é uma forma eficiente para se saciar a fome e ingerir menos alimentos. Mastigar bem, assim dará tempo para o cérebro registrar os alimentos que estão chegando ao estômago.

Escolher alimentos volumosos

Os alimentos volumosos são aqueles ricos em fibras e água, mas com baixo valor energético. Consumir melão, maçã, pepino, verduras cozidas e chuchu.

Evitar o açúcar

Muitas vezes se escolhe um biscoito recheado ou um chocolate para matar a fome. Mas essa não é uma boa saída, já que o açúcar refinado desses alimentos é rapidamente absorvido e digerido no organismo, o que faz com que a fome volte mais rápido.

Comer fibras e gorduras boas

Ao contrário dos alimentos ricos em açúcar, os ricos em fibras são digeridos mais lentamente pelo organismo. Com isso, a saciedade é prolongada e se acaba comendo menos.

Controlar as emoções

Por mais difícil que possa parecer, controlar pensamentos e emoções é essencial para distrair a fome emocional.

Movimentar-se

Buscar atividades que ajudem a encontrar outra forma de prazer, além da comida. Testar algum esporte com o qual se identifique, fazer meditação ou aula de dança..

Beber água

Hidrate-se! Os sinais da sede e da fome são os mesmos e se pode confundir um com o outro. Além disso, manter o corpo hidratado é vital para o bom funcionamento.

Dormir bem

Dormir bem é fundamental para uma boa qualidade de vida e isso também inclui a relação com a comida. Dormir mal pode gerar desequilíbrios nos hormônios relacionados com fome e saciedade.