Você anda direito? Dicas para a saúde no caminhar

Você anda direito? Dicas para a saúde no caminhar

Fazer uma caminhada ou correr podem trazer diversos benefícios para a saúde, como a redução do peso, aumento da imunidade, melhora do condicionamento físico, redução dos níveis de estresse e ansiedade e muito mais.

Entretanto, quando a caminhada é feita de forma inadequada, ou seja, quando não se anda direito, pode se acabar prejudicando mais do que ajudando. 

Problemas de saúde comuns quando não se caminha da forma correta

  • Alterações posturais;
  • Dor nas costas, calcanhares e quadris;
  • Problemas musculares, principalmente quando um lado se esforça mais do que o outro;
  • Desgaste nas articulações, causando lesões mais graves;
  • Problemas na estrutura óssea;
  • Dificuldade para caminhar ou para fazer alguma atividade física que exija mais esforço físico.

Dicas sobre como andar direito

Você anda direito? Dicas para a saúde no caminhar

Atente para a posição dos pés

A posição dos pés na caminha é fundamental. O ideal é que, ao começar a andar, pelo menos um dos pés deve estar no chão enquanto o outro acompanha o movimento das pernas até que o calcanhar alcance o solo. É importante lembrar que a pisada deve ser neutra, ou seja, nem muito para dentro, nem muito para fora.

Postura

Ao caminhar, evitar olhar para baixo, pois isso pode causar desvios na coluna e sobrecarregar o pescoço.  Outro ponto importante é se policiar para manter as costas sempre eretas e, se possível, com os músculos abdominais contraídos para garantir a sustentação corporal.

Tentar relaxar

Quando andamos com os braços travados e os ombros erguidos tendemos a nos sentir cansados mais rapidamente do que quando caminhamos de forma mais natural e relaxada. Por isso, a dica é relaxar e manter os ombros baixos, braços em movimentos leves junto com as pernas e controlar a respiração.