10 dicas de ouro para a saúde das unhas

10 dicas de ouro para a saúde das unhas

Com o passar dos anos, não somente a pele e o cabelo que começam a entregar os sinais da sua idade. As unhas também podem indicar que se está envelhecendo ao ficarem espessas, amareladas, com sulcos ou quebradiças.

Dicas para unhas jovens e saudáveis

Hidratação

Hidratar com produtos específicos. Existem no mercado produtos com óleo ou silicone que penetram na queratina e promovem a adesão das células que descamariam.

Cutículas

Não retirar as cutículas com alicate. Elas são uma barreira de proteção contra fungos e bactérias. É melhor optar por cosméticos redutores de cutículas, que as deixam menos visíveis.

Suplementação

No caso de unhas quebradiças, procurar deixá-las curtas. Pedir para o médico avaliar a necessidade de suplementação da vitamina biotina que é uma maneira de repor a matriz das unhas e acelerar a velocidade de crescimento.

10 dicas de ouro para a saúde das unhas

Veja também:

8 cuidados importantes com os Pés

Esmalte

Alternar entre 5 a 7 dias com esmalte nas mãos e um a dois dias sem para hidratar as unhas. Nos pés, esse tempo pode ser maior, cerca de 15 dias, com respiro de alguns dias e a hidratação.

Gel

Evitar o uso de esmaltes em gel. Como eles precisam de produtos mais agressivos para serrem removidos, favorecem o ressecamento.

Acetona

Optar por removedor de esmalte no lugar de acetona. A fórmula do produto não é tão agressiva.

Unhas finas

Se estiverem finas demais, usar esmalte vermelho. Ele age como um foto protetor, evitando a fotoonicólise, processo de descolamento da unha quando exposta ao sol.

Corte e lixa

Procurar cortar e lixar as unhas dos pés a cada 15 dias. Isso evita que elas fiquem em formato de garra. Fazer um corte mais reto para evitar encravar.

Estrias e Sulcos

Se estiverem com sulcos ou estrias por estarem finas, evitar lixar a superfície. E prefira usar esmaltes preenchedores que nivelam as ondulações, como uma maquiagem.

Unhas grossas

Para reduzir a espessura daquelas que estejam grossas pelo acúmulo de queratina orienta-se manipular ureia a 30% e aplicar, colocando um esparadrapo em cada uma para que a substância atue durante a noite e, pela manhã, lixar a superfície. Ao fazer esse procedimento uma vez por semana, é possível garantir a espessura adequada.