Dicas de ouro para uma vida equilibrada

Dicas de ouro para uma vida equilibrada

Elaborar um plano de melhora de qualidade de vida e acreditar na capacidade de realiza-lo pode ser o começo de uma nova vida. Só não se esqueça de que, para ter energia para buscar suas metas, vale incluir também atitudes para garantir sua saúde física e mental.

6 dicas para mais qualidade de vida e equilíbrio

Dicas de ouro para uma vida equilibrada

Higiene do sono

Ir dormir sempre no mesmo horário faz muita diferença na qualidade do sono, senão o cérebro fica em estado de alerta, dificultando emplacar uma sequência de noites repousantes. É importante também desligar os aparelhos eletrônicos e evitar bebidas estimulantes uma ou duas horas antes de dormir. A “higiene do sono” inclui ainda atividades neutras e relaxantes no dia a dia. Fazer meditação, cantar no chuveiro, plantar uma horta ou interagir com alegria com a família e os amigos.

Bons relacionamentos

Pequenas atitudes têm o poder de transformar o dia e as emoções. Ser educado, polido, cumprimentar as pessoas, dar bom dia, boa tarde, pedir licença e desculpas. Além de facilitarem o convívio social, predispõem as pessoas ao contato humanizado e mais gentil.

Buscar o melhor da vida

Ter mais momentos para si, como leitura, exercícios, cinema. Pensar antes de comer, promovendo uma boa discussão entre o cérebro e o estômago a cada refeição. Dormir mais, beber uma taça de vinho da Serra Gaúcha em boa companhia em vários dias da semana. Procurar ver o lado positivo e alegre das coisas.

Mudando de hábitos

É possível driblar as dificuldades e se engajar no compromisso de comer melhor e fazer exercícios físicos. O segredo é começar buscando metas simples, de forma realizável e sustentável. 

Boas escolhas alimentares

Ser equilibrado, comendo de tudo, sem exageros. Consumindo menos proteína de origem animal e mais lácteos. Menos açúcar e mais carboidrato complexo, de massas, cereais e grãos integrais. Doces, refrigerantes e gorduras não são proibidos, mas devem ser consumidos ocasionalmente. Comida saudável não é comida sem gosto, ela sempre pode ser incrementada com temperos, combinações de alimentos e experimentação.

Acalmar a mente

Práticas meditativas e atividades como ioga são bem-vindas para relaxar e acalmar a mente nos momentos em que as cobranças exageradas desencadeiam o estresse. Com elas, é possível focar no que temos e no que somos, e não no que nos sentimos obrigados a ter. E isso se reflete em empoderamento, autoestima, prazer e felicidade.