Os cabelos grisalhos tem sido uma tendência que cada vez mais se estabelece, pois a opção da tintura dá bastante trabalho e confere um ar mais artificial. Existem procedimentos e produtos que podem ser grandes aliados na proposta de manter os cabelos naturais.
5 dicas para cuidar dos cabelos grisalhos e brancos
Veja também:
1ª Manter a cor viva
Com o tempo, é normal os cabelos brancos ficarem com um aspecto amarelado, por causa da exposição ao sol, cloro e outros agentes externos que comprometem a saúde do cabelo.
A dica é aplicar, a cada 15 dias, um shampoo específico para cabelos brancos ou grisalhos, que possuem pigmentos violeta ou acinzentados.
2ª Hidratar sempre os fios
O cabelo branco é caracterizado pela perda total de melanina, pigmento responsável por colorir os fios. No entanto, ela também está ligada à elasticidade e maciez do cabelo, o que quer dizer que, quando ele fica grisalho, tende a ficar ressecado e quebradiço.
Por isso, a dica é apostar em hidratações semanais, feitas com produtos para reconstrução capilar.
3ª Proteger o cabelo do sol
A exposição aos raios solares pode prejudicar a saúde do cabelo. No caso dos cabelos brancos, os fios tendem a ficar amarelados naturalmente no decorrer dos dias, acelerando com a exposição ao sol.
Um protetor solar para cabelo ou cremes com essa funcionalidade indispensável. Outro truque é apostar em chapéus ou bonés para cobrir o cabelo.
4ª Apostar na umectação capilar
A umectação capilar tem a função principal de repor os lipídios dos fios. Tanto para cabelos coloridos ou brancos, mas, nestes últimos, o tratamento é essencial, pois eles tendem a ser mais ressecados que o normal.
A umectação capilar caseira pode ser feita com um óleo vegetal de sua preferência (como o óleo de coco, por exemplo), aquecendo-o levemente e encapando todo o cabelo, mecha por mecha, massageando-o e enxaguando bem.
5ª Evitar procedimentos químicos ou mecânicos
O fato dos cabelos brancos e grisalhos serem naturalmente mais ressecados que cabelos coloridos, devido à falta de melanina nos fios, recomenda-se evitar o uso de procedimentos mecânicos, como secador, chapinha ou BaByliss, com muita frequência.